Rua 25 de abril de Monção, mais atraente e próxima das pessoas
Os trabalhos de requalificação urbanística da Rua 25 de Abril estão concluídos, tendo transformado aquela entrada no centro histórico da vila numa área vistosa, atraente e funcional, transmitindo uma imagem moderna, contemporânea e próxima das pessoas.
Adjudicada à empresa “Armindo Afonso, Lda”, pelo valor de 749.083,52 €, a empreitada contemplou a substituição do inestético muro de suporte de terra por um espaço comercial, servido por cinco lojas, com acesso pedonal à zona da antiga estação da CP.
Nesta área, foi criada uma zona de descanso, com pérgula e bancos, funcionando como uma “varanda” com uma panorâmica interessante e agradável sobre a rua. Sem dúvida, um local privilegiado para apreciar a passagem do Cortejo Etnográfico das Freguesias e as procissões solenes do Corpo de Deus e Senhora das Dores.
No decorrer da obra, foi descoberto um túnel de acesso à fortaleza de Monção, concretamente à falsa braga do Baluarte da Cova do Cão, o qual se encontrava soterrado pelo muro de suporte de terras. Com adaptação do projeto inicial, procedeu-se à sua recuperação.
A intervenção compreendeu ainda a criação de passeios mais largos e a plantação de novas árvores, privilegiando-se a circulação pedonal, bem como a reorganização do trânsito e estacionamento. A circulação automóvel mantém-se nos dois sentidos.
A beneficiação da Rua 25 de Abril enquadrou-se num projeto global de requalificação urbanística do centro histórico da vila, o qual configura uma verdadeira “revolução” na imagem dos espaços públicos, fomentando o aumento turístico, cultural e comercial.
“Este investimento, complementado com as restantes intervenções no centro histórico, altera a imagemdo centro histórico, para melhor, prometendo aumentar o fluxo turístico e incrementar a rentabilização económica, liderada por um setor empresarial local ativo e dinâmico. Sempre acreditamos nas virtualidades deste projeto, contudo, agora que está concluído, posso dizer que superou as nossas expetativas”