Rota do Petisco em Bragança, Passaporte que dá prémio
Não é preciso ter Passaporte para experimentar os petiscos dos 20 estabelecimentos aderentes à Rota do Petisco em Bragança, mas quem carimbar o passaporte em cada um dos estabelecimentos habilita-se a um voo de avião sobre Bragança.
Porque a iniciativa tem ajudado a criar dinâmicas económicas e sociais nos negócios locais a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB), organiza mais uma Rota do Petisco “Petisq’Aqui”, de 1 a 31 de julho.
Cada um dos 20 estabelecimentos aderentes preparou um petisco dedicado à Rota, com o preço único de 5 €, incluindo bebida.
Tábuas de enchidos e queijos, moelas, rojões, pica-paus, panados, saladas, bolas de alheira, cogumelos recheados, tostas mistas transmontanas, crepes salgados e muitas outras coisas, disponíveis para ajudar a criar excelentes momentos de convívio e partilha, ao final de tarde numa esplanada da cidade, de forma individual ou em grupo.
Os estabelecimentos aderentes estão espalhados por toda a cidade de Bragança e para que os clientes se sintam motivados a experimentar todos, nesta edição é lançado o Passaporte da Rota do Petisco, um documento que habilita os participantes a ganhar um voo para duas pessoas sobre a cidade de Bragança.
No interior do Passaporte estão listados todos os estabelecimentos aderentes, o cliente depois de pedir o Passaporte, pessoal e intransmissível, e depois de consumir o petisco deve pedir para colocar a assinatura e o carimbo no espaço em questão. Quando completar a prova dos 20 petiscos, esse passaporte pode ser depositado numa tômbola do “Petisq’Aqui”, em qualquer um dos aderentes. E são esses Passaportes completos, que vão ser alvo de um sorteio, que vai atribuir dois voos duplos de avião sobre a cidade de Bragança, a realizar pelo Aeroclube de Bragança (ACB).
O custo deste voo é suportado pelos estabelecimentos que integram a Rota do Petisco e vai ser entregue pelo ACB à Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança, concretamente para o apoio às vítimas de violência doméstica, que é a causa social que o ACB está a apoiar atualmente.
Esta é uma forma dos comerciantes incentivarem as pessoas a participarem na Rota do Petisco e, ao mesmo tempo, apoiarem uma causa social.
A ideia de reeditar e introduzir o Passaporte da Rota do Petisco resultou de uma reunião colaborativa, realizada no âmbito do projeto +Bragança que é cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Estabelecimentos aderentes
Biblioteca Café
Café Couto
Café na Baixa
Café Claudia
Central Music Pub
Confeitaria A3
Goal Keeper
Kafé & Kopus
O Copinhos
O Sotinho
Pastelaria Torre da Princesa
Queen Food & Drinks
Restaurante Emiclau
Restaurante Restaurador
Restaurante Royal
Restaurante Tribuna
Rosina Confeitaria e Gelataria
Taberna do Bem Falado
Taberna do Javali
Tasca Noz