Projeto Ecolugares
Ponte de Lima vai receber 14 Ecolugares no âmbito de uma iniciativa da Resulima cofinanciada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR). A Resulima, responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos nos seis municípios do Vale do Lima e Baixo Cávado, aposta nos Ecolugares para serem mais um complemento às atuais soluções de recolha seletiva disponibilizada na sua área geográfica de atuação cujo objetivo é o aumento da reciclagem.
O Ecolugar é um ponto intermédio de recolha, entre o ecoponto e o ecocentro, destinado a recolher volumes maiores de resíduos valorizáveis, sendo composto por dois contentores de cinco metros cúbicos para o papel/cartão, dois contentores de três metros cúbicos para o vidro e dois contentores de cinco metros cúbicos para embalagens. Este tipo de equipamento permite uma maior facilidade de deposição, nomeadamente no que diz respeito ao cartão e às embalagens, dada a maior dimensão dos locais de abertura dos contentores.
A escolha das Juntas de Freguesia como parceiros deste projeto é fundamental, dada a maior proximidade com as populações. Este projeto implica a celebração de protocolos, que estabelece as obrigações de ambas as partes, nomeadamente à Resulima compete a construção das plataformas para a instalação dos equipamentos, a aquisição, instalação, conservação e manutenção dos mesmos e a recolha dos resíduos de embalagem. Por sua vez, as juntas de Freguesia disponibilizam o espaço público para implementação do Ecolugar, a promoção do espaço, a gestão do Ecolugar e garantem ainda a conservação e manutenção do respetivo espaço.
Em Ponte de Lima já se encontram instalados 5 Ecolugares e prevê-se que até ao final do ano entrem em funcionamento 14 Ecolugares no total, aumentando-se desta forma a capacidade de deposição seletiva existente no concelho. O Município de Ponte de Lima apela à correta utilização destes espaços inovadores por parte dos utilizadores que, assim, passam a ter melhores condições para uma efetiva e crescente separação de resíduos.