PortugalNTN premiada no Festival Internacional de Cinema de Turismo ART&TUR
“Somos parte do que nos rodeia” é o título do vídeo de promoção territorial que levou a PortugalNTN a ganhar o prémio de melhor vídeo promocional, na categoria de Empresa de Animação Turística, no Festival Internacional de Cinema e Turismo ART&TUR. Um vídeo produzido exclusivamente com recursos próprios, pelo departamento de Comunicação e Multimédia da PortugalNTN, usou como cenário da sua atividade parte do território onde opera, nomeadamente, os municípios de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor, integrados no Parque Natural Regional do Vale do Tua, e os municípios de Valpaços, Macedo de Cavaleiros, Chaves, Vila Pouca de Aguiar e Sabrosa.
O pequeno filme promove produtos, saberes e sabores, património e cultura, em suma, a essência da identidade de um destino que, na soma das suas particularidades, se completa e se assume na sua excelência e diversidade.
“Já foi uma grande vitória termos sido selecionados para a final. Ganhar o prémio de Melhor Vídeo Empresas de Animação Turística deixa-nos muito felizes, porque é mais uma área da empresa, a equipa de Comunicação e Multimédia, que se destaca pela qualidade”, afirma Domingos Pires, um dos sócios-gerentes da empresa. Domingos Pires é protagonista do vídeo, juntamente com o sócio João Neves. “Nós somos parte da identidade da nossa empresa e somos também o resultado do que o nosso território nos faz sentir, somos parte integrante do que nos rodeia”, refere João Neves. Desta comunhão com o território resulta a imagem que a PortugalNTN, nos seus sete anos de existência, sempre defendeu e promoveu.
“Somos, verdadeiramente, parte do que nos rodeia”, acrescenta Domingos Pires, duplamente satisfeito com este reconhecimento internacional, “porque promove, em simultâneo, a empresa e esta nossa vertente de comunicação e promoção da região onde desenvolvemos 80% do nosso trabalho”, revela.
A PortugalNTN apostou nos últimos anos na comunicação e na diversificação das ferramentas usadas para promover o território, que já se tornaram em mais “um produto” que a empresa oferece, nomeadamente os vídeos promocionais e as aplicações para telemóveis. “Contratamos, dentro do nosso território, recursos humanos qualificados, que asseguram esta componente da empresa e que, como vimos com este prémio conquistado num Festival Internacional, trabalham ao nível dos melhores do país”, refere João Neves.
O festival ART&TUR decorreu de 24 a 28 de outubro em Ourém.
Contou com 13 sessões temáticas, onde foram exibidos os filmes finalistas, em diferentes categorias, os melhor pontuados por um júri internacional constituído por 35 reputados peritos de 19 países.
A entrega de prémios aos vencedores aconteceu na sexta-feira, 28 de outubro.
O Festival ART&TUR teve a sua 1ª edição em Barcelos, em 2008, e desde então tem vindo a dar a conhecer ao mundo as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas em Portugal e no mundo.
Enquanto fórum de partilha de experiências, o Festival ART&TUR tem conquistado um elevado reconhecimento internacional, mercê da qualidade e quantidade de filmes que distingue anualmente, bem como da sua integração numa rede mundial de festivais congéneres: o CIFFT (Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo), que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de 14 festivais.
O vídeo produzido pela PortugalNTN transmite uma mensagem intimista que reflete a forma como a empresa sente e trabalha o território, caracterizando as comunidades pela sua simplicidade, como “guardadoras de rebanhos, de culturas e tradições ancestrais, poetas da natureza que partilham os segredos das mãos calejadas pela sabedoria e pelo tempo, que produzem sabores únicos, autênticos”.
As características e os recursos naturais são também exaltados, valorizando, em Trás-os-Montes e no Douro, os locais classificados como Património Mundial da Humanidade, a beleza das paisagens, a excelência dos seus produtos e a biodiversidade.