Portugal envia operacionais para combate aos incêndios no Canadá

Entre 100 e 120 elementos da Proteção Civil, da Força Especial da Proteção Civil, bombeiros, Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, INEM e sapadores bombeiros florestais, vão para o Canadá combater os mais dos 400 incêndios ativos.
Portugal vai enviar entre 100 e 120 operacionais para ajudar no combate aos grandes incêndios que assolam o Canadá.

Portugal vai enviar entre 100 e 120 operacionais para ajudar no combate aos grandes incêndios que assolam o Canadá.

O contingente português integrará elementos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, bombeiros, Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPC) da GNR, INEM e sapadores florestais do Instituto da Conservação da Natureza e das Floresta (ICNF).

Esta força portuguesa será enviada para o Canadá ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (UE), juntamente com bombeiros da França e Espanha.

A decisão de Portugal de enviar este contingente foi precedida de uma análise das condições climatéricas no nosso país na próxima semana, que excluem as condições para a eclosão de incêndios.

A Comissão Europeia anunciou esta semana o envio de 280 bombeiros, de Portugal, Espanha e França, após o Canadá ter solicitado o apoio do Mecanismo de Proteção Civil da UE.

O Canadá está a ser assolado por uma vaga de grandes incêndios florestais, em especial na província do Quebec.