Ponte de Lima projeta-se internacionalmente com a excelência do Mundo Rural: o Loureiro e o Cavalo
Ponte de Lima acolheu milhares de visitantes este fim-de-semana, para assistir às provas equestres no 14º Concurso de Saltos Internacional e para provar o afamado Vinho Verde da casta Loureiro. Dois eventos emblemáticos que destacaram a ligação única entre estes produtos, reforçando o estatuto de Ponte de Lima como um destino privilegiado para os amantes do vinho e do desporto equestre.
O 14º Concurso de Saltos Internacional (CSI) e o Loureiro Convida proporcionaram uma plataforma para realçar a qualidade e a tradição do Vinho Verde e do Cavalo, dois elementos fundamentais na identidade local. O CSI cativou o público com a realização do Grande Prémio Município de Ponte de Lima, com a vitória do cavaleiro João Pedro Gomes, montando o cavalo Lissabon.
O Loureiro de Ponte de Lima Convida encantou os participantes com a degustação dos melhores Loureiros da região, acompanhados pela atmosfera única da cultura e tradição limiana.
Conhecido pela sua longa história no concelho, o vinho da casta Loureiro é um produto que reflete o terroir único do Vale do Lima, e tem conquistado paladares em todo o mundo, tornando-se um embaixador da excelência enológica portuguesa.
Da mesma forma, o cavalo tem desempenhado um papel crucial na identidade e na história de Ponte de Lima, como um Destino Equestre Internacional. O cavalo e o vinho verde são dois produtos de excelência do sector primário, enaltecendo o mundo rural, e reforçando a ligação ancestral entre o povo limiano e os seus cavalos.
O Secretário de Estado do Turismo presidiu à abertura oficial dos dois eventos. Pedro Machado destacou a importância destes mesmos, recordando que o vinho Loureiro é “uma das 252 castas registadas no Instituto da Vinha e do Vinho (…) o que tem despertado o interesse do turismo em Portugal, e sobretudo o que queremos é ser um dos melhores destinos de enoturismo do mundo.”
Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, destacou que “o Loureiro de Ponte de Lima Convida e o CSI são dois importantes recursos para o concelho, a casta Loureiro e o cavalo, que conferem prestígio nacional e internacional a Ponte de Lima.” Sobre o Loureiro o autarca realçou que em “torno deste sector, temos registado um aumento no enoturismo no nosso concelho, sinal positivo do interesse de promotores e turistas nesta área, tendo o Município a preocupação da valorização da casta Loureiro para aumentar a atratividade e sustentabilidade destes dois pilares do nosso sector primário, que caminham em paralelo com o turismo, como sendo o vinho verde e o cavalo, especificamente o Loureiro e o Lusitano.”
Recorde-se que ambos os eventos fazem parte do projeto Ponte de Lima Convida, uma iniciativa ambiciosa que reúne um total de 23 eventos a realizar entre maio e setembro de 2024. Esta programação diversificada visa promover a dinamização económica, cultural e turística do concelho de Ponte de Lima, destacando o que de melhor Ponte de Lima tem para oferecer aos seus visitantes.