PME têm mais 12 milhões para se internacionalizarem via E-commerce
As Pequenas e Médias Empresas (PME) que queiram expandir os seus negócios internacionais através do comércio eletrónico já podem concorrer ao segundo aviso no âmbito da Componente C16 (Empresas 4.0) do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que tem uma dotação global de 12 milhões de euros.
O objetivo do 2.º Aviso de abertura de concurso para projetos no âmbito da medida "Internacionalização via E-commerce" é apoiar projetos individuais de PME que, suportados em planos detalhados de E-commerce Internacional, visem a concretização de estratégias de internacionalização digital baseadas na implementação de tecnologias e processos associados às tecnologias digitais que configurem ajustamentos aos modelos de negócio internacionais.
Este Aviso pretende apoiar projetos de empresas que visem especificamente a comercialização de produtos/serviços por canais digitais, sendo apenas admitidos os projetos que promovam e/ou consolidem presença direta nos canais online, seja através de loja própria online seja através da adesão a marketplaces.
O concurso terá duas fases com uma dotação de seis milhões de euros cada, dos quais 4,5 milhões para projetos enquadrados na tipologia "Novas Exportadoras" e 1,5 milhões para projetos na tipologia "Mais Mercados". A primeira fase decorrerá até ao dia 15 de setembro e a segunda até ao dia 20 de outubro.
A apresentação das candidaturas é realizada através de formulário eletrónico na página eletrónica do IAPMEI e/ou da AICEP.
No âmbito do 1.º Aviso de abertura de concurso para projetos no âmbito da medida "Internacionalização via E-commerce, já foram aprovadas 239 candidaturas com um apoio público de 5,2 milhões de euros para um investimento total de 10,7 milhões de euros.