Faleceu Maria Júlia Peixoto Barreto Caldas, a única mulher a assumir a posição de presidente da Mesa da Assembleia Municipal
O Município de Ponte de Lima lamenta profundamente o falecimento da senhora Maria Júlia Peixoto Barreto Caldas, de 94 anos, presidente da Assembleia Municipal de Ponte de Lima no mandato de 1986 a 1990. Este sábado pelas 14.00 horas o corpo se encontrará em câmara-ardente, na Igreja Paroquial de Beiral do Lima, Ponte de Lima. Pelas 16.00 horas será rezada missa de corpo presente, finda qual será sepultada no cimetério Paroquial.
Maria Júlia Peixoto Barreto Caldas foi eleita para os órgãos autárquicos nas eleições de dezembro de 1985 e tomou posse como presidente da Assembleia Municipal de Ponte de Lima a 18 de janeiro de 1986, cumprindo o mandato até 1990 na presidência de Câmara Municipal do Dr. Francisco Maia Abreu de Lima. Foi, até ao momento na história do órgão deliberativo de Ponte de Lima, a única mulher a assumir a posição de presidente da Mesa.
Maria Júlia Peixoto Barreto Caldas era também uma entusiasta do linho e em 1989 fez parte de um grupo que fundou a Cooperativa de Artesãos Reunidos do Vale do Rio Lima – ARVAL, que teve a importante missão no ressurgimento da tradição do cultivo familiar do linho.
Natural da freguesia de Beiral do Lima, esteve sempre ligada ao artesanato, especialmente ao linho, tendo ministrado alguns cursos locais ligados ao artesanato. Em 1995 publicou o livro “O mundo maravilhoso do linho artesanal, editado na altura pelo IFADAP – Instituto de Financiamento e Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pescas.
O Município de Ponte de Lima manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de Maria Júlia Peixoto Barreto Caldas, endereçando à família enlutada as mais sentidas condolências.