Município de Arcos de Valdevez na constituição do CITAM–Centro de Interface Tecnológico do Alto Minho
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a sua participação no Centro de Interface Tecnológico do Alto Minho – CITAM. Este projeto resulta da associação, por complementaridade de interesse, de instituições de ensino superior, empresas e respetivas associações com organismos públicos dotados de personalidade jurídica, maioritariamente do Alto Minho.
O projeto constituído pelo Município, em parceria com o IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a CIM Alto Minho-Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, o CEVAL–Confederação de Empresas do Alto Minho, a ACIBTM–Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho e um conjunto de empresas industriais, terá sede no Edifício In.cubo, em Guilhadeses.
O CITAM tem como propósito dinamizar a economia da região, promover atividades de investigação, inovação e desenvolvimento de novas tecnologias, processos e produtos, bem como reforçar o emprego altamente qualificado e o emprego científico. Para além disso, pressupõe o aumento da competitividade do tecido empresarial e social da região, a promoção da capacitação técnica e tecnológica, bem como, a promoção da colaboração institucional entre as instituições científicas e de ensino superior com o tecido produtivo.
A criação deste Centro de Interface Tecnológico gera benefício social, que se traduz na atração de investimento para a região, na fixação da população e na melhoria da qualidade de vida das pessoas do concelho e da região.