Mesa dos Quatro Abades reúne-se em tradição secular em Ponte de Lima

Mesa dos Quatro Abades. A mesa é ladeada por quatro bancos, cada um assente no território de cada freguesia, onde outrora os representantes de cada paróquia sentavam-se para debater e resolver os mais diversos assuntos consultando os fiéis, que se encontravam ao seu redor.
A Tradicional Mesa dos Quatro Abades em Ponte de Lima realiza-se este fim-de-semana, domingo, 16 de junho, às 12 horas.

A Tradicional Mesa dos Quatro Abades em Ponte de Lima realiza-se este fim-de-semana, domingo, 16 de junho, às 12 horas.

A tradição remonta ao século XVII, à volta de uma mesa em granito que se apoia no marco divisório que une as quatro freguesias do Concelho de Ponte de Lima, sendo elas Calheiros, Cepões, Bárrio e Vilar do Monte. Cada ano é uma junta de freguesia que assume a realização da tradição, sendo este ano da responsabilidade de Labrujó, Rendufe e Vilar do Monte.

Labrujó, Rendufe e Vilar do Monte Recebem a Mesa dos Quatro Abades

De acordo com esta secular tradição, a mesa é ladeada por quatro bancos, cada um assente no território de cada freguesia, onde outrora os representantes de cada paróquia sentavam-se para debater e resolver os mais diversos assuntos consultando os fiéis, que se encontravam ao seu redor.

Cabe ao Presidente de cada junta de freguesia apresentar as suas reivindicações ao Presidente da Câmara de Ponte de Lima, que preside a esta cerimónia tradicional. Trata-se de um fórum popular com relevo para as questões ligadas ao desenvolvimento regional.

A música tradicional portuguesa complementa este típico costume limiano.

Coordenadas GPS:

Latitude: 41º49’54,905’’N

Longitude: 8º33’25,152’’W