sábado. 23.11.2024

O Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, assinalou o «efeito positivo» das medidas que o Governo adotou em 2022, como os pacotes de ajudas Famílias Primeiro e Energia para Avançar, no crescimento do Produto Interno Bruto em 2022.

A economia portuguesa cresceu 6,7% em 2022, de acordo com a estimativa rápida divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Esta taxa está acima dos 6,5% estimados no Orçamento do Estado para 2023, entregue Ao Parlamento em outubro passado.

«Os resultados são notáveis. É o maior crescimento económico desde 1987, o que dá muita confiança no futuro», afirmou António Costa Silva, numa declaração à Lusa.

O Ministro sublinhou que a economia portuguesa «é resiliente e que responde aos desafios», acrescentando que «no turismo vamos bater os dados de 2019, com 22 000 milhões de euros, mas outros setores, como a metalomecânica, o calçado e também o têxtil, vão ter resultados extraordinários».

Assim, a economia pode enfrentar 2023 «com muito mais confiança», quer devido a estes dados, quer, também, devido à redução da inflação, à descida do preço do gás e a um contexto externo menos desfavorável.

Contudo, em 2023, o crescimento da economia «poderá abrandar» devido aos «desafios e dificuldades» que se esperam.

Medidas adotadas pelo Governo em 2022 tiveram efeito positivo no crescimento da economia
Comentarios