Maior centro europeu de formação em helicópteros militares já está em Portugal
O Centro Multinacional de Formação em Helicópteros (MHTC, Multinational Helicopter Training Centre), da Agência Europeia de Defesa, foi formalmente transferido para Portugal. Na Base Aérea nº 1, da Força Aérea, em Sintra, já decorrem as primeiras ações de treino de pilotos e tripulações, que se espera que atinjam um total de 250 militares por ano, a partir de 2024.
Concluída a transferência, assinalada com uma cerimónia presidida pela Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e com a presença do Diretor Executivo da Agência Europeia de Defesa (EDA, European Defense Agency), Jirí Šedivý, segue-se agora um investimento de cerca de seis milhões de euros em infraestruturas permanentes. Serão construídos dois edifícios: um para alojamento dos formandos, outro para albergar os simuladores de voo. O primeiro já se encontra em obra. Entretanto, são utilizados edifícios e hangares da Força Aérea.
Centro multinacional ficará instalado em Portugal por um período mínimo de 15 anos
Na cerimónia, que decorreu esta terça-feira (28 de novembro) Helena Carreiras sublinhou a importância, para Portugal, de acolher um centro multinacional deste tipo, cujo objetivo primordial é capacitar a defesa europeia através do fortalecimento da interoperabilidade entre forças armadas de diferentes nações, que cada vez mais são chamadas a trabalhar em conjunto.
O centro MHTC visa o desenvolvimento de capacidades militares de aeronaves de asa rotativa, reunindo diversas valências num centro multidisciplinar, incluindo simuladores de voo, para formação prática e doutrinária, e formação de instrutores. Ficará instalado em Portugal por um período mínimo de 15 anos.
É um projeto da EDA do qual Portugal é o país anfitrião, disponibilizando as instalações e acolhendo os participantes dos 14 estados-membro.
São fundadores do MHTC a Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslovénia, Finlândia, Grécia, Hungria, Itália, Portugal, Países Baixos, República Checa, Sérvia e Suécia.