Magia de Natal regressa a Arcos de Valdevez

Mais de 1 milhão de lâmpadas LED iluminam as ruas

O Município e a ACIAB prepararam um conjunto de iniciativas de forma a reforçar o espírito natalício junto das pessoas e crianças, bem como contribuir para a dinamização do comércio local.

Apesar da situação de pandemia que se vive, a vila de Arcos de Valdevez prepara-se para viver em pleno o espírito do Natal. As ruas vestem-se a rigor e, juntamente com a iluminação natalícia, a música e a animação nas principais artérias, o cenário fica composto.

O comércio local também já está a enfeitar as suas montras, que surgem mais bonitas e iluminadas.

A par disso, Município de Arcos de Valdevez decidiu atribuir a cerca de 1000 famílias arcuenses, um “Vale de Natal”, para poderem utilizar no comércio local, durante esta época natalícia. O objetivo desta iniciativa é apoiar as famílias e o comércio tradicional.

Na Praça Municipal será exibida a habitual exposição das árvores feitas pelas IPSS´S, escolas e associações concelhias.

Para colmatar a inexistência das habituais feiras e mercados de Natal, o Municipio decidiu este ano apostar mais fortemente ao nível da decoração e iluminação das ruas, tendo ultrapassado o marco do milhão de lâmpadas LED. Com esta medida espera-se dar outra visibilidade à vila, criar um espírito mais alegre nos arcuenses e visitantes e, ao mesmo tempo, estimular o comércio.

Apesar das contingências, ao longo de quase um mês a população e visitantes terão ao dispor iniciativas de várias índoles, como concertos, coros ou animação para os mais pequenos.

A programação desta “Magia de Natal” arrancou esta quarta-feira, com o acender das luzes natalícias em vários pontos da vila. Entre outros eventos engloba, no âmbito da iniciativa ‘Proteja a Floresta, de 27 de Novembro a 19 de Dezembro, a distribuição gratuita no Mercado Municipal de pinheirinhos de Natal; No dia 4 de Dezembro, a Casa das Artes recebe, a partir das 21 horas, o espetáculo Novo Flamengo ‘La Nave de Teseo’; As várias árvores de Natal feitas pelas diferentes instituições do concelho estarão em exposição de 5 de Dezembro a 10 de Janeiro, na Praça Municipal; A Porta do Mezio serve de palco ao Natal na Aldeia do Mezio; O espetáculo infanto-juvenil ‘A Bela e o Monstro, da Companhia Rituais dell Arte, sobe ao palco da Casa das Artes, às 09.30 horas e às 11 horas, do dia 6 de Dezembro. A entrada é gratuita para jovens até aos 12 anos; No mesmo dia, o Paço de Giela serve de palco à iniciativa ‘Expressão Plástica - Motivos Natalícios’. O evento decorre às 10.30 horas e às 12.30 horas e exige inscrição prévia. No dia 12 de Dezembro, na Biblioteca Municipal decorre a atividade ‘Histórias com Sentidos’. O ateliêr de Leitura em Voz Alta e Exploração Sensorial destina-se a crianças dos três aos seis anos; As Aventuras Natalícias decorrem de 12 de Dezembro a 3 de Janeiro (aos sábados e domingos), na Porta do Mezio. O espetáculo Gospel Trio: The Sey Sisters decorrerá a 18 de Dezembro, na Igreja do Espírito Santo. Para dia 19 de Dezembro está reservada a iniciativa ‘Da Porta do Mezio à Porta de Entrimo’, na Porta do Mezio. Nesse mesmo dia decorre a oficina de transformação de resíduos na Biblioteca Municipal. Nos dias 21 e 22 de Dezembro a fanfarra ‘Notas Soltas’ anima as ruas da vila. Nos dias 28,29 e 30 de Dezembro decorrem as ‘Férias de Duendes’. A programação termina a 6 de Janeiro com o Sorteio de Natal. Este ano a campanha conta com 20 empresas patrocinadoras e o valor total dos prémios ultrapassa os 9 mil euros, sendo que serão sorteados 20 cheques com valores entre os 100 e os 2500 euros.