Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima 2023

‘Os Jardins Saudáveis’

Festival Internacional de Jardins. MIGUEL COSTA.
Foram avaliadas candidaturas oriundas de Portugal, Polónia, Áustria, Alemanha, Espanha, Brasil, Macau (China), Argentina, França, Républica Checa e Suécia.

O Município de Ponte de Lima prepara-se para a 18ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, a decorrer entre os meses de maio e outubro de 2023. O certame já teve as 11 novas propostas selecionadas pelo júri, sob o tema ‘Jardins Saudáveis’.

Foram avaliadas candidaturas oriundas de Portugal, Polónia, Áustria, Alemanha, Espanha, Brasil, Macau (China), Argentina, França, Républica Checa e Suécia.

O evento distinguido internacionalmente em 2013 com o título Garden Tourism Awards, no "North American Garden Tourism Conference", em Toronto - Canadá, e em 2017 com a distinção "Europe for Festivals, Festivals for Europe" – EFFE Label 2017-2018, aposta na revitalização dos espaços urbanos, na preservação do ambiente e promove as boas práticas do uso dos jardins.

O Festival Internacional de Jardins é um projeto sustentável, visto que consegue manter a essência de preservar o ambiente, utilizando sempre que possível, materiais usados em edições anteriores. Os novos jardins juntar-se-ão ao jardim mais votado da edição 2022, ‘Jardim da Reflexão’ – um projeto em parceria entre o Brasil e a Espanha.

Confira as propostas selecionadas pelo júri para a 18ª edição do Festival Internacional de Jardins:

- Mens Sana In Copore Sano, Portugal

- Healthy Balance, Áustria/Alemanha

- Bom Site, Espanha

- Our Gardens, Polónia

- Therapy Garden, Polónia

- Soluções-Baseadas na Natureza para uma vida Saudável, Macau (China)

- Green Lungs, Áustria/Alemanha

- O Futuro da Paisagem, Brasil

- Um Jardim Sensorial, Portugal

- Regresso às Origens, Portugal

- Viva La Vida, França/Argentina

À semelhança das edições anteriores o júri escolheu o tema para o próximo ano, e assim o Festival Internacional de Jardins de 2024 abordará a temática “O Imaginário na Arte dos Jardins”.