Igreja portuguesa em luto: Bispo de Bragança-Miranda apela à oração pela morte do Papa Francisco
A Diocese de Bragança-Miranda, em Portugal, expressou profundo pesar pela morte do Papa Francisco, aos 88 anos, e apelou à oração em toda a comunidade católica. O Bispo Nuno Almeida, em carta divulgada nesta segunda-feira, destacou o legado de gestos, palavras e atitudes do pontífice, com particular atenção às "periferias geográficas e existenciais".
"Unidos, em pleno ano jubilar, imploramos ao Deus da Misericórdia para que o acolha na sua pátria eterna de luz e de amor", escreveu o Bispo Almeida, recordando os 12 anos de ministério pastoral do Papa Francisco e o seu convite à "permanente conversão da Igreja, no seu rosto sinodal e missionário".
A diocese reconheceu a proximidade e o carinho do Papa Francisco por Portugal, especialmente nas suas visitas por ocasião do centenário do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e da Jornada Mundial da Juventude em 2023.
Para honrar a memória do pontífice, o Bispo Almeida convocou o toque dos sinos em todas as igrejas da diocese, em sinal de luto, e convidou a momentos de oração pessoal e comunitária. Uma Eucaristia de ação de graças e sufrágio será celebrada na Catedral de Bragança, na próxima quinta-feira, 24 de abril, às 18h00, com um convite especial aos jovens, pelos quais o Papa Francisco nutria um carinho especial.
"Até ao último momento, o Papa Francisco anunciou o Evangelho da ressurreição e da paz", recordou o Bispo Almeida, concluindo a sua carta com um apelo: "Que o Senhor acolha o Papa Francisco no seu Coração Misericordioso!".