Festa ao beato Francisco Pacheco, em Roma, com Clube Gastronomia de Ponte de Lima
Completados no passado mês de Outubro dois anos da entrega duma imagem do Beato Francisco Pacheco na Igreja de S. António dos Portugueses em Roma, o grupo promotor da iniciativa vai voltar à capital italiana no âmbito da divulgação do culto e processo de canonização.
Assim, com o programa em elaboração, o Clube de Gastronomia de Ponte de Lima tem realizado contactos com entidades oficiais e particulares em Roma, para uma Festa ao Beato, no templo propriedade do Estado português, uma jóia do barroco na talha e na pedra, situado na sede do mundo católico.
De acordo com alguma informação disponível, a cerimónia ocupará dois dias: no primeiro, ao anoitecer, haverá um concerto na Igreja de S. António, pelo seu organista titular, Giampaolo Di Rosa, no considerado “ órgão único no mundo”, composto por 2500 tubos. Segue-se um jantar-convívio com comida típica da Sardenha e prova de vinho loureiro de Ponte de Lima.
No dia seguinte, destaque para a missa solene no mesmo templo, celebrada por Mons. Agostinho Borges, Reitor e Adido eclesiástico da embaixada de Portugal junto da Santa Sé, coadjuado por Mons. Fernando Matos, Conselheiro eclesiástico também na missão diplomática. Na liturgia participarão entre outros, o embaixador de Portugal e comunidade portuguesa.
Ainda a enquadrar no programa da delegação de Ponte de Lima, está previsto uma visita ao Vaticano, integrando, especialmente a Basílica de S. Pedro, adoração do Santíssimo e túmulos dos Papas.
A delegação de Ponte de Lima ou do Clube de Gastronomia, é composta por: Fernando Fernandes, Alberto Silva, Joaquim Loureiro, Tito Morais, Armando Melo e António Sousa.