Falece o Padre Zé, pároco em Ponte de Lima

Monsenhor José Gomes de Sousa, o Padre Zé.

O Município de Ponte de Lima lamenta profundamente o falecimento do Monsenhor José Gomes de Sousa, pároco das paróquias de Santa Maria dos Anjos e São Mamede de Arca, em Ponte de Lima.

Monsenhor José Gomes de Sousa, o Padre Zé.

Monsenhor José Gomes de Sousa, de 79 anos, carinhosamente tratado na comunidade como Padre Zé, foi distinguido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima com a Medalha de Mérito Municipal Grau Prata, a 28 de setembro de 1992, pelo seu trabalho pastoral em Ponte de Lima.

Nasceu em Grimancelos, no concelho vizinho de Barcelos, e a 30 de junho de 1968 foi nomeado Vigário Cooperador de Ponte de Lima, coadjuvando, na ocasião, o pároco padre Carlos Pinheiro. Em 1969, padre José Gomes de Sousa foi nomeado pároco de Santa Maria dos Anjos, em Ponte de Lima, e, em 1971, assumiu também a paróquia de São Mamede de Arca.

Monsenhor José Gomes de Sousa foi arcipreste de Ponte de Lima, onde desenvolveu um reconhecido trabalho pastoral, dando o seu contributo em várias instituições e mostrando-se sempre disponível para ajudar o próximo.

Homem de causas, de postura discreta, colaborou sempre com o Município de Ponte de Lima na melhoria do bem-estar da população que tanto o acarinhava e lamenta agora a sua partida.

O Município de Ponte de Lima reconhece e enaltece a sua missão em Ponte de Lima e manifesta o seu mais profundo pesar pela perda do sacerdote que acolheu a vila de Ponte de Lima como a sua e se tornou um homem da terra, conhecido e respeitado por todos, e envia as mais sentidas condolências à família, amigos, paroquianos e diocese de Viana do Castelo.