Estádio Nacional vai ser reabilitado para o seu 80.º aniversário
O Estádio Nacional vai ser reabilitado para o seu 80.º aniversário, em 2024, segundo um protocolo que estabelece os princípios e condições da operação, assinado pelas três federações desportivas que usam o recinto (atletismo, futebol e râguebi), a Câmara Municipal de Oeiras, o Instituto Português do Desporto e Juventude e a Direção Geral do Património Cultural.
Na cerimónia, realizada no local, no concelho de Oeiras, o Primeiro-Ministro António Costa afirmou que «todos juntos vamos conseguir fazer deste Estádio Nacional o que ele merece ser para celebrar os seus 80 anos, que é um espaço contemporâneo, adaptado às realidades de hoje e que permita, com toda a segurança, ser palco das mais relevantes provas desportivas».
Referindo que o Estádio Nacional, a «joia da coroa» do complexo desportivo do Jamor, foi negligenciado durante décadas nos investimentos feitos no complexo desportivo do Jamor, lembrou que o estádio, inaugurado em 10 de junho de 1944 e que tem anualmente como ponto alto a realização da final da Taça de Portugal de futebol, «é uma notável peça arquitetónica».
«Infelizmente, este estádio já não tem hoje condições para acolher certas provas internacionais. E é uma pena que não tenha. É uma pena para as modalidades, para a produção do desporto, para a competitividade do País», disse, apontando o desafio que representa, todos os anos, a organização da final da Taça de Portugal de futebol, tanto masculina, como feminina, para que se realizam em «condições minimamente adequadas, nomeadamente de segurança.
O Primeiro-Ministro foi acompanhado pela Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.