Esposende celebra a tradição do pão e preserva a identidade cultural
O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, marcou presença na abertura da 15ª edição da Festa do Pão, um evento que celebra as tradições e costumes ligados ao ciclo do pão no concelho.
A festa, que decorre até domingo no Campo de S. Miguel, em Marinhas, é uma iniciativa da Junta da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra e do Município de Esposende, e conta com o apoio de diversas associações locais.
Um mergulho nas tradições
A Festa do Pão proporciona aos visitantes uma viagem no tempo, com a recriação de antigas tradições como a desfolhada e o malhar das espigas. A animação musical, com grupos folclóricos e cantares ao desafio, completa a experiência.
Além das demonstrações, os visitantes podem saborear as iguarias tradicionais, como o pão de milho, os bolos com carne e com sardinhas, e adquirir produtos locais como mel, licores e artesanato.
Preservar a identidade e promover o turismo
Ao incentivar a realização de eventos como a Festa do Pão, a Câmara Municipal de Esposende demonstra o seu compromisso em preservar a identidade cultural do concelho e promover o turismo local.
Esta iniciativa está alinhada com o Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2023/2027, que visa valorizar os produtos endógenos e fortalecer a economia local.