O Documentário 'Lá em Baixo' retrata o dia-a-dia de três grupos folclóricos portugueses em França
O Documentário “Lá em Baixo” retrata o dia-a-dia de três grupos folclóricos portugueses em França, numa conversa constante sobre folclore, família e tradição. Realizado por Ana Isabel Freitas, Portuguesa a viver em França, “Lá em Baixo” foi recentemente galardoado com o Prémio de Melhor realizadora de filmes documentários do World Independent Cinema Awards, WICA 2023, um festival que tem lugar todos os anos em Edinburgh, na Escócia e já tinha participado no Festival de Nice, onde teve quatro nomeações.
Ana Isabel Freitas é transmontana, de São Martinho de Anta, distrito de Vila Real, e está radicada em França desde 2015. Dá atualmente aulas na Universidade de Paris Nanterre.
CANTO POLIFÓNICO, FOLCLORE E ETNOGRAFIA DE PONTE DA BARCA PRESENTE NO DOCUMENTÁRIO
No documentário, Ponte da Barca está presente através de dois grupos folclóricos que representam as tradições e a etnografia de Ponte da Barca, assim como através da participação especial do grupo EmCanto, com o canto polifónico à capela em destaque.
O Canto Polifónico tem sido preservado e divulgada além fronteiras por Sofia Ribeiro Costa, barquense radicada em França e verdadeira embaixadora da nossa cultura e tradições que, juntamente com outros barquenses, através desta arte de coordenação polifónica de vozes mas também ao nível dos trajes e outros acessórios, têm divulgado e preservado a tradição de um povo.