ConVida, o dinamismo de Ponte de Lima
O Municipio de Ponte de Lima apresentou um conjunto de eventos que integram o projeto Ponte de Lima ConVida, que decorre no período compreendidos entre maio a outubro.
Considerando a oferta turística que a Vila Mais Antiga de Portugal dispõe, com a relevância de variadas temáticas, como a gastronomia, o enoturismo, o património histórico e paisagístico, os desportos de natureza, náuticos e equestres, o alojamento de qualidade, o Municipio dinamiza um conjunto de eventos que complementam uma oferta com identidade e qualidade.
A apresentação do projeto aconteceu na sexta-feira, 12 de maio, no arranque do Concurso de Saltos Internacional – CSI, o primeiro evento do Ponte de Lima ConVida, a decorrer este fim-de-semana na Expolima.
Na apresentação deste projeto o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Vasco Ferraz, salientou que estes eventos “ajudam decisivamente para o dinamismo de Ponte de Lima, já que também vão ao encontro de um leque de públicos muito alargado. No seu conjunto representam um assinalável esforço financeiro por parte do Município, o correspondente a cerca de 550 mil euros, mas estamos plenamente conscientes de que o retorno para a economia e população do concelho é consideravelmente maior.
O autarca considerou ainda que “Com este ambicioso programa de animação cultural, o Executivo Municipal pretende contribuir para a qualidade de vida e bem-estar da nossa população e simultaneamente atrair à nossa Terra um elevado número de visitantes.”
Assim, entre maio e outubro o Municipio de Ponte de Lima, sob o lema Ponte de Lima Convida, dinamiza os seguintes eventos:
13º Concurso de Saltos Internacional de Ponte de Lima
12 - 14 maio
O Concurso de Saltos Internacional prestigia a Alta competição equestre. Em Ponte de Lima disputa-se o Grande Prémio Internacional – Câmara Municipal de Ponte de Lima. O CSI Ponte de Lima é o primeiro evento equestre do ano, num calendário que vem fazendo da Vila mais Antiga de Portugal, Destino Equestre Internacional.
XVIII Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima
25 maio - 31 outubro
Único em Portugal, o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima une a criação artística à exposição de 12 jardins efémeros renovados anualmente, e este ano é subordinado ao tema “Jardins Saudáveis”. Premiado como Garden Tourism Awards, no “North American Garden Tourism Conference”, em 2013 no Canadá, e distinguido pela “Europe for Festivals, Festivals for Europe” – EFFE Label 2017-2018, na presente edição recebeu propostas provenientes de Portugal, Polónia, Áustria, Alemanha, Espanha, Brasil, Macau (China), Argentina, França, República Checa e Suécia.
II EcoFesta da Família e da Natureza
3 junho
Organizada pelo Município de Ponte de Lima, a EcoFesta da Família e da Natureza acontece no sábado, dia 3 de junho.
O Dia Mundial da Criança (1 de junho) e o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) servem de mote a este evento onde reinarão a diversão, o convívio, a pedagogia e a ecologia. Durante todo o dia, nos jardins do Arnado, encontrarão: insufláveis, ateliês, escalada e slide, entre muitas outras atividades ligadas ao desporto, à natureza e também às artes, criando a simbiose perfeita para a confraternização familiar.
Vaca das Cordas de Ponte de Lima
7 junho
Esta secular tradição, que remonta ao século XV, atrai milhares de visitantes de todos os pontos do país, e até da vizinha Espanha, que invadem o centro histórico e o areal do rio Lima. Durante a noite, a animação da zona histórica é o foco de atenção dos mais novos que se divertem ao som da música, fazendo deste momento um elemento indissociável da tradicional comemoração da Vaca das Cordas.
Tapetes Floridos para a Procissão do Corpo de Deus
8 junho
As ruas do centro histórico de Ponte de Lima cobrem-se de tapetes floridos no dia da celebração do Corpo de Deus. A tradição de ornamentar as ruas para a procissão surge no início do século XVIII e, ano após ano, conta com o empenho e a devoção dos Limianos que, movidos pela fé, trabalham incansavelmente toda a noite, enchendo de cor e formosura as ruas que formam o itinerário da procissão. Para dar forma e cor aos desenhos, os moldes são enchidos com serrim, flores e ramos de arbustos, transformando as ruas em verdadeiras obras de arte que deslumbram os olhares dos visitantes.
XXXI Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais
9 - 11 junho
Reconhecendo a importância do Vinho Verde como um dos produtos endógenos de excelência com grande expressão económica e social e enorme potencial de crescimento, a Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais realiza-se há três décadas, assumindo-se como uma marca gastronómica de dimensão nacional. Na Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais, prove os nossos pratos tradicionais, saboreie um fresco vinho verde e deixe-se encantar por esta vila que lhe ficará para sempre na memória.
V Ruarte
Festival de Teatro de Rua de Ponte de Lima
15 - 18 junho
A Associação Cultural Unhas do Diabo, em parceria com o Município de Ponte de Lima, organiza a V edição do RUARTE – Festival de Teatro de Rua de Ponte de Lima. A presente edição do RUARTE continuará a manter as três grandes linhas mestras de ação: a realização de espetáculos de teatro de rua por companhias de teatro profissionais oriundas das mais diversas partes de Portugal; alargar o âmbito da organização do evento a uma maior envolvência de outras Associações, Grupos e Instituições locais e a animação das ruas do centro histórico através da realização de performances de rua das mais variadas artes performativas.
Marchas de S. João Ponte de Lima
24 junho
Tradição popular, o desfile das Marchas de S. João conta com a participação de numerosos figurantes que desfilam ao som das marchas populares pelas ruas da Vila.
Na presente edição participam as seguintes Marchas: Correlhã, Escola António Feijó, Pinheiro, Ribeira, São Pedro d’Arcos e Seara. O evento conta com o apoio do Município de Ponte de Lima.
4ª Edição Art´In Lima
Mostra de Arte Contemporânea
2 julho - 24 setembro
A mostra de arte contemporânea Art’In Lima – O Eterno Feminino, promovida pelo Município de Ponte de Lima, recebeu 132 candidaturas e 286 obras, de artistas de várias nacionalidades. As obras selecionadas serão expostas em diversos edifícios e locais históricos da vila de Ponte de Lima, como espaços museológicos, jardins, capelas ou igrejas.
XV Feira do Cavalo de Ponte de Lima
6 - 9 julho
A Feira do Cavalo de Ponte de Lima foi criada com o objetivo de fortalecer a oferta da região a nível equestre, instituindo, assim, no norte do país, um entreposto comercial, cultural e desportivo de destaque. Este é um evento de referência no mundo equestre que conquistou relevância nacional e internacional.
Premiada pelo Turismo de Portugal, esta iniciativa transforma Ponte de Lima num local de grande dinâmica desportiva, cultural e turística, tendo alcançado um lugar cimeiro ao nível dos grandes eventos equestres, promovendo a visibilidade do território.
13º Festival Percursos da Música
15 - 31 julho
Vários espetáculos de música clássica, erudita e contemporânea, acontecem em locais de referência do centro histórico de Ponte de Lima e de Além da Ponte (Arcozelo). Cada espetáculo enquadra-se em espaços únicos sem recurso a equipamentos técnicos que descaracterizem o meio envolvente, abrindo portas para a fruição cultural de uma maneira descontraída e de muito agrado para residentes, turistas e visitantes.
XXVII Feira do Livro de Ponte de Lima
20-23 julho
A XXVII Feira de Livro de Ponte de Lima, que decorrerá de 20 a 23 de julho, assume-se como um festival cultural, numa simbiose perfeita entre livros, música, literatura e arte, enquanto força motriz reveladora de diversidade cultural, de partilha e de convívio.
Conversas, concertos, oficinas, tertúlias, ateliês e espetáculos constituem os pontos nevrálgicos da programação da grande festa do livro que decorre no espaço panorâmico da Expolima, oferecendo a oportunidade de ampliar a cultura e o conhecimento por meio de lazer e do entretenimento.
Gala “O Mundo a Dançar” Ponte de Lima
3 agosto
É um espetáculo de ritmo, cor e alegria que representa uma verdadeira demonstração das tradições musicais de diversos países espalhados pelo mundo. Integrado no Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e das Artes Tradicionais (CIOFF), o Festival Internacional de Folclore “O Mundo a Dançar” possibilita uma extraordinária viagem planetária, mostrando a diversidade de tradições, costumes e culturas, sem precisar de sair de Ponte de Lima.
XV Feira dos Petiscos de Ponte de Lima
11 - 13 agosto
O evento gastronómico, organizado numa parceria entre o Município de Ponte de Lima e a Associação de Folclore de Ponte de Lima, com a participação dos Grupos de Folclore do concelho, acontece na Expolima onde ao som da concertina e do Vira Minhoto, cada grupo confeciona as suas iguarias gastronómicas, convidando os visitantes a degustar uma variedade de petiscos e delícias tradicionais.
V Jogos Equestres de Ponte de Lima
17 - 20 agosto
Trata-se de um evento equestre, apoiado num conceito inovador, em busca de mais uma marca de sucesso. Durante uma semana, o recinto da Expolima acolhe diversas provas equestres. Para além das modalidades federadas, praticadas por profissionais da área, realizar-se-á um programa paralelo para os amantes deste desporto, possibilitando a sua participação ativa no evento.
IV Loureiro de Ponte de Lima ConVida
18-20 agosto
O “Loureiro de Ponte Lima ConVida” é um evento vínico que visa promover e afirmar o Vinho Verde, enquanto produto endógeno de excelência, com especial enfoque na casta Loureiro, proporcionando uma harmonização de vinhos, petiscos e muita animação.
Nesta 4ª edição, o Loureiro de Ponte de Lima convida os produtores engarrafadores do Vale do Lima a levar os visitantes a experimentarem diferentes combinações e a conhecerem melhor as especificidades do terroir que conferem características e aromas únicos aos vinhos produzidos nesta sub-região.
II Sidrama
Festival de Sidras e Bebidas de Pomar
25 - 27 agosto
Organizado pelo Município de Ponte de Lima, trata-se de um festival de sidras e bebidas de pomar. Depois de uma primeira edição de sucesso, este evento único coloca Ponte de Lima numa rede de interesse internacional de cidades, vilas e territórios da produção desta bebida milenar.
Feiras Novas de Ponte de Lima
6 - 11 setembro
As Feiras Novas são uma festa de todos e para todos, são uma referência nacional, atraindo, todos os anos, milhares de visitantes vindos de todo o país para esta grande romaria.
São as festas concelhias que irradiam a alegria e espontaneidade do povo. Por toda a vila, as rusgas, as concertinas, os cantares ao desafio, o folclore e a gastronomia transformam estas festas num acontecimento singular e inesquecível, na romaria que é considerada o “maior congresso ao vivo da cultura em Portugal”.
Lourear a Pevide
À Moda de Ponte de Lima
22 setembro – 22 outubro
O evento vínico volta a realizar-se durante um mês e tem como conceito aliar um bom copo de vinho loureiro, alguns petiscos e dois dedos de conversa numa esplanada na Vila mais Antiga de Portugal.
Rota das Romarias a Cavalo em Ponte de Lima
Encerra-se este calendário com tradição, história e o património de Ponte de Lima, através do itinerário das Romarias a Cavalo que acontecem nas festas de Nosso Senhor do Socorro, Nossa Senhora do Minho, Santa Justa, Nossa Senhora da Boa Morte, S. Lourenço e S. Cipriano.
1 julho | Nosso Senhor do Socorro, Labruja
2 julho | Nossa Senhora do Minho, Serra d’Arga
15 julho | Santa Justa, São Pedro d’Arcos
29 julho | Nossa Senhora da Boa Morte, Correlhã
12 agosto | S. Lourenço, Gondufe
17 setembro | S. Cipriano, Facha
Para mais informações consulte:
www.cm-pontedelima.pt / https://www.visitepontedelima.pt