Braga e Arcos de Valdevez acolhem Encontro Nacional do IN2PAST sobre Património, Artes, Sustentabilidade e Território
O 5º Encontro Nacional do Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território (IN2PAST) decorre entre os dias 22 e 25 de janeiro na Universidade do Minho, em Braga, e no Extremo, em Arcos de Valdevez, reunindo cerca de 170 participantes.
Os trabalhos iniciam-se esta quarta-feira, às 17h00, com uma reunião aberta na Reitoria da UMinho, envolvendo representantes regionais e nacionais das áreas do Património, Artes, Cultura, Sustentabilidade e Território. Com a presença da vice-reitora para a Cultura e Território, Joana Aguiar e Silva, e do vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, esta sessão pública visa auscultar as instituições sobre necessidades específicas e mobilizar parcerias entre técnicos e investigadores, mais do que propriamente apresentar o IN2PAST.
Está confirmada a participação de responsáveis da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), do Centro de Investigação Interuniversitário das Paisagens Atlânticas Culturais, do Consello da Cultura Galega e do Instituto de Ciencias del Patrimonio (Incipit-CSIC), além de representantes autárquicos de comunidades intermunicipais e municipais, diretores e técnicos de arquivos, bibliotecas, museus e outras instituições públicas e privadas.
O programa científico arranca na quinta-feira, no edifício 2 do campus de Gualtar, com abertura às 9h00, no auditório B2. Estão previstas seis sessões plenárias de debate até à tarde de sexta-feira, abordando temas como “Intervir”, “Reconhecer”, “Cruzamentos disciplinares”, “Tecnologias”, “Pluralidades” e “Práticas colaborativas”. O programa inclui ainda a reunião do Conselho Científico do IN2PAST e a sessão “Relatores”, com a síntese dos trabalhos.
Saída de campo para Arcos de Valdevez:
No sábado, dia 25, está programada uma visita de estudo ao Extremo, em Arcos de Valdevez. Este local é um autêntico laboratório vivo que junta cientistas e a comunidade local no estudo da paisagem e do património numa perspetiva de sustentabilidade, sendo um exemplo de práticas colaborativas e ciência cidadã. A visita contará com a presença de responsáveis do Município de Arcos de Valdevez e da Junta de Freguesia de Portela e Extremo.
O Encontro Nacional do IN2PAST congrega diferentes áreas do saber, da História à Química, passando pela Arquitetura, Musicologia, Antropologia, Arqueologia, Urbanismo, Museologia, Conservação, Geologia, Arquivística e Bioquímica. Constitui um fórum de excelência para a construção de novas formas de investigação, inovação, dinamização e colaboração entre os cerca de 350 doutorados das sete unidades de I&D do IN2PAST.
As unidades participantes, repartidas por cinco universidades (Évora, Coimbra, Minho, Nova de Lisboa e ISCTE) e cofinanciadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), são: o Laboratório HERCULES – Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda; o Lab2PT; o Centro de História da Arte e Investigação Artística – CHAIA; o Instituto de História Contemporânea – IHC; o Instituto de História da Arte – IHA; o Centro em Rede de Investigação em Antropologia – CRIA; e o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical – CESEM.