Arcos de Valdevez reforça habitação social com vários projetos em curso
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a implementar um conjunto significativo de intervenções para aumentar a oferta de habitação social no concelho. Atualmente, encontram-se em construção 26 novos fogos, distribuídos por diferentes freguesias: 8 em Souto e Tabaçô (1,13 milhões de euros), 8 em Guilhadeses (1,1 milhões de euros) e 10 em Parada (mais de 1 milhão de euros).
Adicionalmente, está em curso a requalificação de 28 habitações na Quinta da Capela, em Vila Fonche, representando um investimento de 304.075,26€. No âmbito da recuperação de antigas escolas primárias para fins habitacionais, a autarquia está a reabilitar mais três fogos: dois na antiga escola de Parada (Côto) por 178.029,34 euros e um em S. Cosme e S. Damião, no valor de 117.233,65€.
Estão ainda previstos projetos para reabilitar mais três fogos: dois na antiga escola do Couto (Selim), com um valor base de 169.845,47 euros, e um na antiga escola da Lages (Jolda e Rio Cabrão), com um valor base de 109.951,31 euros.
Estes investimentos, que totalizam vários milhões de euros, têm como objetivo fixar jovens e agregados familiares no concelho, oferecendo habitações a preços acessíveis. As medidas integram a Estratégia Local de Habitação de Arcos de Valdevez e procuram dar resposta à crescente procura por habitação no município, promovendo a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes.