O executivo municipal de Arcos de Valdevez reuniu-se recentemente, com uma vasta agenda que abrangeu desde investimentos no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) até apoios sociais e obras de requalificação.
Investimentos no PNPG:
O presidente da Câmara Municipal informou sobre a presença da Ministra do Ambiente na Porta do Mezio para a apresentação de 7 projetos de preservação e valorização do PNPG, financiados pelo Fundo Ambiental, num valor global de 3,8 milhões de euros. Entre estes projetos, destaca-se a Branda Científica de S. Bento do Cando, na Gavieira, cujas obras deverão avançar ainda este ano. O autarca solicitou à Ministra mais apoios para o PNPG, através da criação de um plano de financiamento plurianual e multifundos, visando o desenvolvimento do plano de cogestão, a promoção do património natural e cultural, o reforço dos apoios aos agricultores, pequena indústria e turismo, bem como o reforço de meios de prevenção e combate a incêndios e a simplificação da legislação de licenciamento urbanístico. Foi também dada nota da aprovação de uma verba para a obra do parque de estacionamento da Peneda, no âmbito do programa “Linha + Interior Turismo”.
Outros projetos e iniciativas:
- Vale do Lima como "Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025": O projeto, promovido em conjunto pelos municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, continua em curso, tendo sido apresentados recentemente os fins de semana gastronómicos.
- Programa CIBUS - Redução do desperdício alimentar: No âmbito da CIM Alto Minho, está a ser implementado este programa.
- Protocolo com a Universidade do Minho: Será celebrado um Memorando de Entendimento entre a Universidade do Minho e outras 10 entidades, incluindo o CITIN – Centro de Interface Tecnológico Industrial, instalado em Arcos de Valdevez, para promover agendas em comum e partilha de conhecimentos.
- Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial: Os 5 municípios do PNPG, as CIM do Alto Minho, do Cávado e do Tâmega, a deputação de Ourense e municípios da Galiza estão a unir-se para criar um agrupamento europeu de cooperação territorial.
- CLAIM - Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes: Será inaugurado a 29 de janeiro, com a presença do Secretário de Estado da Presidência e o Presidente do Conselho Diretivo da AIMA.
- Saúde: Foi garantido que todos os utentes do Centro de Saúde têm assistência médica e foi articulada a criação de uma unidade de retaguarda no 2º piso do Centro de Saúde, em conjunto com a ULSAM e a Santa Casa da Misericórdia.
- Cultura: Será realizada mais uma edição do Sons de Vez a partir de fevereiro.
- Arcos Inverno: A vereadora Dra. Emília Cerdeira apresentou a agenda com mais de 100 eventos culturais, desportivos e gastronómicos.
Apoios financeiros e obras:
Foram aprovados apoios financeiros a diversas juntas de freguesia para obras e limpeza de espaços públicos, num valor total considerável. Destacam-se também a adjudicação da requalificação urbanística do campo do Trasladário, a abertura de procedimento para a expansão da rede de saneamento a sudoeste do concelho, a adjudicação para o upgrade da iluminação desportiva do campo da Coutada e ampliações locais das redes de abastecimento de água. Outros projetos incluem a aquisição de serviços para elaboração de projetos de extensão da rede de saneamento, serviços de limpeza e desinfeção em edifícios municipais, serviços de vigilância na Piscina Municipal e aquisição de equipamentos informáticos para as bibliotecas municipais do Alto Minho.
Outras deliberações:
- Apoio financeiro ao Conselho Diretivo dos Baldios da Freguesia da Miranda e à Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Maria de Oliveira.
- Isenção de taxas aos feirantes devido à intempérie de 8 de janeiro.
- Abertura de período de consulta pública para a reformulação do projeto do loteamento municipal de Casal Soeiro.