Acordo desbloqueia 3,6 mil milhões de euros de investimento
A Comissão Europeia e o Banco Português de Fomento assinaram um acordo para desbloquear investimentos de 3,6 mil milhões em Portugal. O BPF recebe, para isto, uma garantia de 210 milhões de euros, no âmbito do programa europeu de investimentos InvestEU.
O Primeiro-Ministro Luís Montenegro presidiu à assinatura do acordo, que foi assinado pelo Comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, e pela presidente do BPF, Celeste Hagatong.
O Ministro da Economia, Pedro Reis, também presente na cerimónia, afirmou, numa declaração à imprensa, que o BPF fez um «trabalho longo para fazer chegar, nos próximos dias, 3,6 mil milhões de euros de financiamento às empresas portuguesas», acrescentando que é «uma linha transformadora e que faz a diferença para quem precisa» nas empresas.
Estas verbas serão usadas pelo BPF para financiar investimentos em infraestruturas sustentáveis, para pequenas e médias empresas e investimento social e competências. As candidaturas serão abertas proximamente.
A UE concede um montante de garantia InvestEU até 210 milhões de euros ao BPF para partilhar os riscos de financiamento. O InvesEU é um programa para apoiar investimentos ao nível comunitário que fornece uma garantia orçamental aos parceiros de execução.