Mais 2 turmas de Erasmus+ de França–Curso Canoagem, estagiaram 12 dias na DKC de Viana
A procura de escolas nacionais e estrangeiras, de ensino superior e secundário, por estágios na DKC de Viana tem sido nos últimos anos uma constante, face ao seu modelo e condições que proporciona a nível de recursos humanos e materiais.
As duas turma, de formação profissional no âmbito do programa Erasmus+, pertencem ao prestigiado CRFCK, financiada pela Comunidade Europeia. Sediada na região de Argentiére que ministra cursos de Canoagem lski, escalada, fitness, atividades aquáticas e multidesporto.
O curso ministrado é de classe 3, águas calmas e kayak mar, três especialidades das 12 que a DKc de Viana desenvolve.
Os alunos posteriormente tem complemento final de estágio em Itália
O curso tem a duração de 1092 horas. É de elevada exigência e profissionalismo.
Dá capacitação profissional para funções técnicas em clubes, empresas, animação, colonias de férias, expedições….
Em https://www.crfck.com/formation/bpjeps-canoe-kayak-classe-3-eau-calme-et-mer
Estiveram em estágio neste clube vianense os 18 alunos de duas turmas e dois professores. Pernoitaram na sede da amável CNE, sita em Darque, por 12 dias, que face à indicação do município de Viana da área da Juventude, proporcionou aos alunos um custo dormida e de utilização de cantina de custo reduzido.
Uma vez que a pernoita no local é sem roupa de cama, os pais dos atletas da DKC mobilizaram-se e fizeram kits de roupa de cama, que serviram para que os alunos e professores dormissem aconchegados sem necessidade de utilização dos sacos cama.
A DKC proporcionou também uma parte de componente teórica, pelo seu presidente Dr. Américo Castro, explanando o seu modelo, dando a conhecer a náutica das escolas, o funcionamento do clube nos domínios da iniciação, competição, alto rendimento, paracanoagem e articulação com IPSS no âmbito da deficiência intelectual, como é o caso da APPACDM de Viana do Castelo.
Utilizaram embarcações e duas carrinhas da DKC, embarcações e utilizaram o plano de água do Rio Lima, o mar da praia do cabedelo e a pista internacional de slalom partilhada entre a DKC e os Teixugos da Galiza.
Visitaram a pedido da DKC a fábrica NELO (a melhor e maior do mundo em construção de kayaks e canoas) com uma simpatiquíssima visita guiada e foram recebidos pelo vice presidente da Federação Portuguesa de Canoagem Dr. Ricardo Machado que com muita amabilidade lhes falou da Federação Portuguesa e lhe mostrou os espaços da sede.
A final, além de uma visita a Viana, foram conhecer o Porto e as Caves do Vinho do Porto, tomando provas de vinho, onde foram muito bem recebidos pela Real Companhia a Velha, que costuma com grande amabilidade, a custo reduzido de fazer aceder as visitas da DKC de Viana.
A DKC de Viana continua a marcar pontos como modelo de procura de excelência, quer na náutica quer na formação académica.