Semana da Leitura dedicada ao centenário de nascimento de Agustina Bessa-Luís e Eugénio de Andrade
A Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Esposende, da qual faz parte a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em parceria com estabelecimentos de educação e ensino dos vários agrupamentos concelhios promove a Catraia de Livros - Semana da Leitura, entre os dias 5 e 17 de março. A edição deste ano será dedicada ao Centenário de Nascimento de Agustina Bessa-Luís e Eugénio de Andrade.
A tenda da Feira do Livro, situada no Largo Dr. Fonseca Lima, abre no dia 5 de março, pelas 16 horas, em cerimónia na qual marcam presença o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira e a Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Pargana Silva.
Esta cerimónia de abertura será enriquecida com uma performance do Coro da Iniciação Musical da Escola de Música de Esposende. Ato contínuo, o escritor José Rodrigues dos Santos apresenta o seu mais recente livro A mulher do dragão vermelho, momento marcado por uma conversa moderada por Catarina de Brito, professora da Escola Secundária Henrique Medina.
Mas a edição deste ano da Catraia de Livros evoca Agustina Bessa-Luís e Eugénio de Andrade, autores que criaram um espaço literário próprio, tecido com pequenos gestos, alusões, silêncios cúmplices, conversas de que não há registo, mas que intuímos dos textos que versavam Esposende. Esposende foi local escolhido por ambos para produzir profícua obra literária. Que melhor local para serem evocados?
Sendo a Catraia um barco tradicional de Esposende, embarca nesta viagem literária toda a tradição piscatória local, aliada à cultura, aos livros e aos leitores. A edição deste ano apresenta figuras de proa, como José Rodrigues dos Santos, Isabela Figueiredo, João Tordo, Lúcia Barros e Álvaro Laborinho Lúcio que apresentam os seus novos livros. Estes encontros dos leitores com os escritores perpassa o universo cultural, com encenadores e músicos a revisitar o universo de Eugénio de Andrade e de Agustina Bessa-Luís, cujas obras revelam uma profunda reflexão sobre a condição humana, tão reclamada por estes dias.
Mas o programa apresenta, todos os dias, atividades como a “Hora do Conto”, uma Feira do Livro permanente e, em dias alternados, Festivais de Bolso, promovidos pela Escola de Música de Esposende.
Na Feira do Livro, o Município de Esposende colocará à venda, com desconto especial, as imensas obras que já editou, além de disponibilizar um espaço para venda de livros, disponível para os autores locais que, para o efeito, devem contactar a Biblioteca Municipal.
Durante as duas semanas de duração do evento, as manhãs serão preenchidas com Horas do Conto, pelas mãos das contadoras Gusta Santos e Virgínia Millefiori, no Auditório Municipal.
À margem do evento, mas estreitamente associado, no dia 7 de março, o Fórum Municipal António Rodrigues Sampaio acolhe a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura.
No dia 8, Rachel Caiano promove workshops de ilustração Desenhar Agustina I Desenhar Eugénio envolvendo os alunos dos agrupamentos de escolas António Rodrigues Sampaio e António Correia de Oliveira.
Uma caça ao tesouro À procura de Agustina e de Eugénio, com dinamização de Ulisses Mota e Fernanda Vilarinho, da Escola Secundária com 3.º ciclo Henrique Medina, envolvem os alunos no dia 9. Nas noites de 9 e 16 de março, a Escola Profissional de Esposende apresenta duas dramatizações em que os protagonistas são os dois homenageados: As máscaras de Agustina e Ver claro. Ainda no dia 9, o Prof. Cândido de Oliveira Martins profere uma palestra intitulada Elogio do livro e da leitura no século XXI, que terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura.