jueves. 25.04.2024

Terminou ontem em Madrid, a 42ª edição da Feira Internacional de Turismo – FITUR – onde uma representação de Portugal, através de municípios transfronteiriços com os vizinhos galegos participaram, no âmbito duma promoção comum de seus territórios.

            Durante quatro dias, a capital espanhola foi palco de várias iniciativas  de comunicação direcionadas para um público interessado em conhecer destinos turísticos, que no caso da Ribeira Minho se transformou num local de apresentação de alguns projectos em cooperação.

            Assim, os municípios de Salvaterra del Miño, Tui, Monção e Valença, integraram um painel onde o eixo cultural raiano esteve em análise com temas de interesse comum e para fortalecer laços culturais, gastronómicos e arquitectónicos. O autarca de Valença, José Manuel Carpinteira, explanou sobre  a cidade – fortaleza, os seus recursos naturais, a gastronomia de excelência como pratos de bacalhau e de lampreia, os solares ou casas antigas, o Caminho de Santiago, e outros importantes ícones do património artístico, nas categorias de civil, militar e religioso.

            O encontro galaico – minhoto, foi ainda oportuno para a apresentação do Projecto Rio Minho–destino navegável, concretizando assim uma velha aspiração das populações e turistas proporcionando – lhes passeios de barco, nesse eixo fluvial comum com mais de 300 kms de extensão, até sua Foz nos municípios de A Guarda e de Caminha, principalmente no âmbito das eurocidades de Tuy e Valença.

A representação de Portugal de municípios transfronteiriços com os vizinhos galegos en...