sábado. 20.04.2024

Há cerca de 7000 anos, durante o período do Neolítico, o Homem deixou marcas da sua presença na região do Alto Minho e do concelho de Arcos de Valdevez. Não sabemos onde habitavam, mas as grandes sepulturas de pedra e terra, que ergueram em memória dos seus antepassados, permaneceram eternizadas nos planaltos das serras.
Nesta oficina, partindo dos instrumentos pré-históricos expostos no núcleo museológico do Paço de Giela, vamos conhecer os monumentos megalíticos das serras de Arcos de Valdevez e descobrir como eram construídos há milhares de anos atrás.

E porque o esforço coletivo era muito importante para estas comunidades, pais e filhos vão juntar-se para recriarem maquetes destes dólmens e dos rituais associados.Público-alvo: famílias. Domingo, 23 de enero de 2022 a las 11.30 utc+01.

Dinamização: Sílvia Mendes (Time Stories / Húmus – Arqueologia e Património Cultural). Atividade gratuita, sujeita a inscrição prévia. A inscrição poderá ser efetuada presencialmente ou através dos contactos:
Email: [email protected]
Telefone: 258 520 529 

Na Pré-história…Construtores de monumentos megalíticos