jueves. 28.03.2024

Para assinalar o Dia Mundial do Enoturismo, o Município de Ponte de Lima, promoveu um passeio no barco água-arriba, desde Ponte de Lima até Refoios do Lima, com prova de vinho Loureiro de Ponte de Lima, e uma visita à Quinta da Cuquinha e Casa da Cuca, em Moreira do Lima, incluindo à Capela do Espírito Santo, magnífico exemplar da arquitetura românica.

Durante o percurso pelas vinhas da Quinta da Cuquinha, foi dado a conhecer o sistema de produção e a aposta feita na recuperação de castas antigas, afirmando-se como um projeto diferenciador. No final, os participantes foram presenteados com uma prova de vinhos harmonizado com produtos locais, entre os quais compostas produzidas na quinta.

No domingo, dia 14 de novembro, as visitas ao Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde foram gratuitas, com o intuito de dar a conhecer este espaço que pretende contribuir para a promoção do Vinho Verde associado ao seu terroir enquanto produto de excelência, bem como para o desenvolvimento e afirmação do enoturismo na região dos Vinhos Verdes.

A iniciativa foi promovida em parceira com a empresa Feel Travel Minho, a quem coube apresentar os resultados da 1ª edição do projeto “Lourear a Pevide”, que decorreu entre setembro e outubro de 2021, bem como o plano de ação para as edições futuras.

As ações contaram com a participação de 20 pessoas, entre as quais profissionais do sector da restauração.

Essas visitas têm como principal objetivo criar um contacto direto entre os produtores e a restauração local, visto que estes últimos têm um papel primordial como agentes de promoção e valorização dos vinhos produzidos no concelho, enquanto produto endógeno de excelência.

Ponte de Lima assinalou o Dia Mundial do Enoturismo