jueves. 25.04.2024

Os Encontros Excêntricos da Arte e da Educação existem para assinalar este início de ano e apresentar o programa do Projeto Pedagógico das Comédias do Minho. Acontecem no dia 13 de outubro, em Valença (auditório CILV), das 17h30 às 19h30.

Neste espaço de encontro, é também dado a conhecer o pensamento que orienta a programação geral da associação cultural, bem como algumas pessoas que estarão a trabalhar com as Comédias do Minho nos próximos tempos.

A bióloga marinha, Ana Pêgo, foi convidada para falar sobre o seu projeto de educação ambiental e ‘artivismo’ – Plasticus Maritimus, uma espécie invasora. Para além de estar presente nos Encontros Excêntricos, conduzirá nos dias 14 e 15 de outubro, em Valença, uma ação de formação sobre os problemas que afetam os oceanos e sobre o seu processo de trabalho artístico com plásticos recolhidos na praia.

Miguel Fragata e Inês Barahona, da Formiga Atómica, foram convidados para falar sobre a sua próxima criação para o público infantil: “O Estado do Mundo”. Este espetáculo de teatro circula no Vale do Minho em janeiro e fevereiro de 2022 e é coproduzido pelas Comédias do Minho. 

E porque estes Encontros servem, também, como espaço de debate sobre a relação entre a arte e a educação, Sara Brighenti irá falar sobre a sua experiência e visão como subcomissária do Plano Nacional das Artes.

Este ano, nos Encontros Excêntricos, é feito o lançamento oficial do Projeto Mutantes, que se estende aos 10 municípios do Alto Minho, por uma duração de 2 anosMutantes é um programa de oficinas artísticas especialmente dedicado aos adolescentes, mas que alcança também professores, mediadores e outros interessados em arte e educação. O projeto está inserido na iniciativa Cultura para Todos, promovida pelo NORTE2020.

Projeto Pedagógico das Comédias do Minho