jueves. 28.03.2024

O Município de Esposende assinala o Dia do Peregrino (13 de outubro) com uma programação conjunta com a Esposende 2000 e Via Veteris, Associação Jacobeia de Esposende. As atividades, maioritariamente programadas para o próprio dia, prolongam-se até domingo, 17 de outubro, ocasião em que se realiza a “Caminhada Dia do Peregrino - De São Tiago a Santiago”.

No Dia do Peregrino, 13 de outubro, será promovida a Receção ao Peregrino, a decorrer entre as 6h00 e as 17h00, junto à ponte D. Luís Filipe, onde será oferecido um pequeno lanche, assim como será prestada ajuda, em caso de necessidade, aos peregrinos, através das forças de socorro locais.

O programa prossegue, pelas 18h00, no Centro de Informação Turística de Esposende, onde será inaugurada a exposição “Santiago no Caminho”, da autoria de Paulo Sá Machado. Esta exposição pretende mostrar as diferentes formas de Caminhar, com imagens, bustos, cartazes, documentos e livros que mais não são que o repositório do que o Peregrino pode apreciar, valorizando e entendendo um percurso que vai muito além do mero caminhar. O espólio desta exposição foi reunido ao longo de muitos anos, valorizada com novas peças, e já esteve patente em cerca de vinte municípios, alguns dos quais em Espanha.

Caminhar no Caminho torna-se uma experiência única, enriquecedora e que marca, indelevelmente, a personalidade de quem o faz, independentemente dos motivos que levam a pessoa ao Caminho: fé, turismo, convívio ou outro qualquer.

Aquando desta inauguração será igualmente lançado um novo doce, alusivo ao Caminho Português da Costa. “Caminho” é mais uma criação do pasteleiro Pedro Carneiro, da confeitaria Rio Doce, autor, também, da famosa “Catraia”.

A encerrar as atividades do Dia do Peregrino realiza-se, no Auditório Municipal de Esposende, pelas 21h00, a tertúlia “Caminho de Santiago, do passado ao presente e que futuro”.

Por fim, no domingo, 17 de outubro, realiza-se a atividade “Caminhada Dia do Peregrino - De São Tiago a Santiago”, com uma distância de aproximadamente 10 quilómetros, com início em Antas, junto à Capela de Nossa Senhora dos Remédios e que terminará em Anha, junto à Igreja paroquial de São Tiago, percorrendo, portanto, um “pedaço do Caminho” e descobrindo algumas novidades e curiosidades. A concentração será às 08h00 junto à Capela de Nossa Senhora dos Remédios, em Antas, e a chegada está prevista para as 12h00, junto à Igreja de São Tiago, na vila de Anha. A organização faculta aos participantes transporte de regresso a Antas. Mais informações em www.visitesposende.com e inscrições para a caminhada em www.esposende2000.pt

O Caminho Português da Costa percorre a orla marítima, desde o Porto, passando por Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira, até Valença. Ganhou relevância durante a Idade Moderna e, sobretudo, a partir do século XVIII, sendo utilizado pelas populações costeiras e pelos que desembarcavam nos portos marítimos. Nesse período foi um dos eixos mais importantes para alcançar Santiago de Compostela.

Esposende assinala Dia do Peregrino