jueves. 28.03.2024

Regressa aos céus de Portugal e Espanha o Raid Ibérico 2021, uma iniciativa que se realiza há 18 anos, com uma paragem forçada em 2020, devido à pandemia da doença COVID-19.

A vontade de voar, de descobrir cantos e recantos de Portugal e Espanha e a ânsia de regressar, com toda a segurança, aos convívios aeronáuticos junta, nesta que é a XVII edição, 50 participantes com 27 aeronaves, o número máximo admitido pela organização.

O Raid Ibérico 2021, organizado em conjunto pelo Aeroclube Bragança (ACB) e a Fundacion Cielos de Léon, de Espanha, acontece de 4 a 9 de setembro, partindo este ano de Leon e terminando em Málaga (Espanha), com passagem por diversas cidades portuguesas, a norte, centro e sul.

“O Raid Ibérico é sempre uma iniciativa de promoção dos dois países, com especial incidência na província de Leon e no distrito de Bragança, porque desses dois territórios são oriundos os aeroclubes responsáveis pela organização”, explica Nuno Fernandes, presidente do ACB.

Nesta edição o grupo de aeronautas visita Leon, Bragança, Leiria, Lagos, Granada e Málaga não limitando a sua visita às cidades referidas: “Há sempre programas culturais que nos permitem conhecer alguns pontos, outras cidades e vilas próximas”, acrescenta.

“Este ano contamos também com a colaboração do Aero Clube de Leiria e o Aero Clube de Lagos, que nos apoiam na organização do programa social nessas zonas do país e nos recebem com a maior simpatia”, refere Nuno Fernandes.

Em cada local de paragem o grupo de 50 elementos tem programas sociais, que incluem visitas a locais de interesse cultural, paisagístico ou patrimonial, bem como experimentação da gastronomia característica do território visitado.

Este evento, pela sua história e pela forma como tem decorrido ao longo dos anos, é muito concorrido, este ano a organização teve de rejeitar inscrições já que, por questões e segurança e de logística, tem o limite de 50 participantes.

ETAPAS

1º Dia - 4/09/2021 – Leon - chegada dos participantes

2º Dia - 5/09/2021 – Leon - Bragança

3º Dia - 6/09/2021 – Bragança - Leiria

4º Dia - 7/09/2021 – Leiria - Lagos

5º Dia - 8/09/2021 – Lagos - Granada

6º Dia - 9/09/2021 – Granada - Málaga

Portugal e Espanha no Raid Ibérico