martes. 16.04.2024

A convite do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima, a eurodeputada Isabel Carvalhais, da comissão de Agricultura e Pescas no Parlamento Europeu, visitou Ponte de Lima, para diálogos com produtores e gente da restauração, incluindo uma Mostra enogastronómica do concelho.

Um programa elaborado em conjunto com o gabinete da parlamentar na Bélgica e sua Assistente em Portugal, Eduarda Lopes, permitiu encontros e provas diversificadas de produtos regionais únicos.

O arranque das actividades começou no monumento a António Feijó, um poeta, diplomata e também gastrónomo, representante de Portugal no Brasil, Dinamarca, Noruega e Suécia, onde vinhos e demais produtos eram enviados para cerimónias oficiais há mais de cem anos.

Depois, o grupo dirigiu-se á Casa da Terra, um espaço comercial onde enchidos, fumados, vinhos e cervejas artesanais, são atracção turística. De seguida, deslocação para o Best Of Portugal (Centro Equestre do Vale do Lima), para uma prova de riquezas gastronómicas, como o Folar Limiano, salpicão da Serra de Arga, chouriças de carne e de cebola, presuntos, queijos de ovelha e cabra, compotas e vinhos da Casa da Cuca.

No Picadeiro de Ponte de Lima houve ainda um debate sobre os viticultura e as comidas típicas de Ponte de Lima, turismo rural, exportação e produtos, com participação de alguns dos convidados como: o antigo eurodeputado, José Inácio Faria, advogado no município de Lisboa; José Carlos Amorim, da Cuca, projecto de Vinhos e Turismo Rural; Luís Gomes, fundador do Best Of Portugal; João Quintela, Gerente da MinhoFumeiro; António Fernandes, jornalista no CESE (Comité Económico e Social Europeu), em Bruxelas; Fátima Oliveira, Presidente da Junta da Correlhã, e o Chefe Armando Melo, dos Bombeiros Voluntários locais, sobre incêndios e destruição da agricultura.

E, para encerrar o programa, a comitiva rumou ao Restaurante Solar do Taberneiro, para um Arroz de Sarrabulho. Com acolhimento de Cassilda Quesado, e restantes familiares e colaboradores, foi comer, repetir e tempo de debate e discursos de agradecimento e promessa de voltar a Ponte de Lima. A sobremesa, também constou de delícias da terra com a Maravilha do Lima, um produto da Doce Encontro, e o Leite creme especial, confecionado pelo restaurante anfitrião.

A eurodeputada Isabel Carvalhais visitou Ponte de Lima para diálogos com produtores e...