martes. 23.04.2024

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa visitou hoje o concelho de Esposende, colocando no foco da sua atenção áreas tão distintas como a agricultura e a agroindústria, o apoio social e o desporto. Sobre o projeto da Rede + Colaborativa que integra a Loja Social, Marcelo Rebelo de Sousa reconheceu a vocação que pauta “a partilha social com a cidadania e a sustentabilidade”.

“Este projeto é um exemplo para o país. Nos altos e baixos da sociedade, e o país tem vivido muitos altos e baixos, é fundamental que seja o município a fomentar a ajuda. Os dias de hoje pressupõem estruturas como esta, que têm um valor denso a proximidade entre as pessoas”, sublinhou o Presidente da República, após visita à Loja Social de Esposende, onde contactou com técnicos e voluntários, reconhecendo a importante ação ali desencadeada.

“Quando me dizem que entram na Loja Social 250 produtos por dia e que saem outros tantos, para ajudar outras famílias, reconheço a importância que esta Loja Social tem para uma sociedade que se revela tão egoísta”, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa.

“Quando me dizem que entram na Loja Social 250 produtos por dia e que saem outros tantos, para ajudar outras famílias, reconheço a importância que esta Loja Social tem para uma sociedade que se revela tão egoísta”, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, lembrou a génese da Loja Social, Rede + Colaborativa, com um fim altruísta de “incrementar a dignidade do cidadão”, sendo um projeto social “que já é referência no país e que está em franca expansão”.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, responsável pela área funcional da Ação Social, sublinhou que a Loja Social pretende “dar resposta aos desafios sociais, num projeto que assenta em vários pilares – a cidadania, envolvendo as escolas e toda a comunidade, a partilha, a sustentabilidade, num contexto de economia circular, no voluntariado e na governança, desenvolvendo-se em contexto da rede social concelhia”.

Durante a visita ao concelho de Esposende, o Presidente da República visitou a Sociedade Agrícola Carreira Gonçalves, em Fonte Boa, onde ficou a conhecer os métodos biologicamente corretos de produzir leite e deslocou-se ao Clube Náutico de Gemeses, onde o presidente do clube, João Pedro Lopes, enalteceu o trabalho colaborativo com a Câmara Municipal que tem permitido criar condições excelentes para a prática da canoagem. Aos atletas presentes, Teresa Portela e João Ribeiro, Marcelo Rebelo de Sousa desejou felicidades para as provas que se aproximam (campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos).

A concluir a visita, o Presidente da República deslocou-se, ainda, à empresa Laticínios das Marinhas, onde constatou a modernidade da tecnologia, ao serviço da produção artesanal de queijos e manteigas e que permitem que estes produtos sejam considerados de excelência.

Presidente da República aponta Loja Social de Esposende como exemplo para o país