viernes. 19.04.2024

O Arroz de Sarrabulho ou Sarrabulho de Ponte de Lima, venceu pelo segundo ano consecutivo, o Prémio Regiões de Portugal, segun informa Tito Morais, do Clube de Gastronomia de Ponte de Lima.

De acordo com o regulamento do concurso, este foi uma garantia à marca analizada e avaliada, num total de 346 mil votantes e 990 símbolos ou marcas.

Para os organizadores, eles classificaram o território do prato típico “… em Ponte de Lima falar de Sarrabulho é falar de tradição … identidade e uma festa gastronómica”.

Juntamente com o Arroz de Sarrabulho, apresentaram-se a concurso, o Bacalhau á Braga (Narcisa), a Cataplana do Algarve, o Cabrito Estonado (Oleiros, Castelo Branco), o Leitão á Bairrada e a Posta à Mirandesa (Miranda do Douro).

O Prémio Regiões é elaborado por uma empresa privada de Lisboa, e avalia o melhor das 20 regiões: 18 distritos e as regiões autónomas de Açores e Madeira. Na arte e cultura, gastronomia, recursos naturais outros emblemáticos regionais.

Há vários anos que a iguaria do Minho é divulgada pelo Clube de Gastronomia de Ponte de Lima promove no país e Europa o Arroz de Sarrabulho. Entre os locais desses convívios e parceiros, é de recordar o Município de Loures/ Grupo Folclórico Verde Minho e as metrópoles de Bruxelas, Nancy e Paris (Drancy e Saint Cyr L´ École), para além de representações da Alemanha, Luxemburgo e Suíça, com destaque para a comunidade luso – portuguesa.

Para cozinhar o prato no estrangeiro, com reservas de 200 a 500 pessoas, constituem o grupo, proprietários e cozinheiras de restaurantes (Casa de S. Sebastião, Cozinha Velha, Fátima Amorim, Sabores do Lima, Solar do Taberneiro e Sonho do Capitão. Como parceiros produtores, acrescentem-se os enchidos da MinhoFumeiro (Correlhã), e os vinhos da Cooperativa local e da Casa da Cuca (Moreira de Lima) e Vila Antiga (Correlhã). A pandemia interrompeu o ciclo anual em 2020, mas talvez seja retomada a promoção internacional no Inverno próximo. Além disso, é de salientar as entradas: Folar Limiano (Bôla de carnes), o doce típico Maravilha do Lima ou o folhado de alheira de galo (Doce Encontro), duas pastelarias da Feitosa, junto da vila.

O Arroz de Sarrabulho de Ponte de Lima, Prémio Regiões de Portugal