jueves. 25.04.2024

A Câmara Municipal, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a CIM Alto Minho - Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, o CEVAL – Confederação de Empresas do Alto Minho, a ACIBTM – Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho, e mais 12 entidades formalizaram a constituição do CITIN- Centro de Interface Tecnológico Industrial do Alto Minho, que vai ficar sediado em Arcos de Valdevez.

João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez, considera que o CITIN, será  um agregador de vontades em torno do objetivo principal do centro que é o de tornar as empresas mais competitivas e inovadoras que vão gerar postos de trabalhos mais qualificados, recursos humanos com mais competências aumentando desta forma o rendimento para as pessoas, empresas e região.

Com o CITIN pretende-se dinamizar a economia da região, promover atividades de investigação, inovação e desenvolvimento de novas tecnologias, processos e produtos, bem como reforçar o emprego altamente qualificado e o emprego científico. Para além disso, pressupõe o aumento da competitividade do tecido empresarial e social da região, a promoção da capacitação técnica e tecnológica, bem como, a promoção da colaboração institucional entre as instituições científicas e de ensino superior com o tecido produtivo. 

A criação deste Centro de Interface Tecnológico contribuirá para a atração de investimento para a região, para a fixação da população e melhoria da qualidade de vida das pessoas de Arcos de Valdevez e do Alto Minho. 

Centro de Interface Tecnológico instalado em Arcos de Valdevez