sábado. 20.04.2024

O Município de Esposende vai levar a efeito as comemorações do 25 de Abril, com um programa bastante diversificado que privilegia a transmissão através dos suportes digitais.

As iniciativas arrancam na sexta-feira, 22 de abril, pelas 14H45, com a tertúlia “Partidos e ideologias: significados e diferenças no contexto do espetro político português” que terá como dinamizador Vicente Ferreira da Silva, investigador do Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho. Esta sessão on-line é dirigida a alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Para assinalar a efeméride serão publicados, no site e no Facebook do Município de Esposende, testemunhos de alunos do concelho sobre a vivência e a importância dos valores de Abril, sob a denominação “Como sinto e vivo abril”

Nos mesmos suportes digitais serão publicadas produções multimédia do projeto AMAReMAR – Arte e Comunidade, sob o mote “Amar Abril”, com músicas interpretadas e gravadas pela comunidade, e ilustrações alusivas à efeméride, da sua autoria. Servem de mote "Grândola Vila Morena" e "Venham Mais Cinco", de José Afonso e "Por Este Rio Acima", de Fausto.

Será também divulgada a produção multimédia “Tourada”, da autoria do Coro Ars Vocalis, com interpretação de um arranjo do compositor Telmo Marques da música de Fernando Tordo e letra de Ary dos Santos.

No Portal “Esposende Educa” serão publicados conteúdos documentais, sob o tema “A Revolução dos Cravos: memórias, vivências e significados”, disponíveis em www.esposende-educa.pt/especial-viver-abril.

No dia 25 Abril, pelas 9H00, serão hasteadas as bandeiras, na Praça do Município, com atuação da Banda de Antas, com interpretações de temas musicais por Bel Viana e poemas lidos e declamados por Agostinho Teixeira, para “Recordar Abril”, sessão restrita aos membros do executivo municipal e da Assembleia Municipal, respeitando todas as normas da Direção Geral de Saúde, mas com transmissão em direto pela Esposende Serviços para que todos os interessados possam acompanhar estas cerimónias.

Esposende assinala 25 de Abril com programa evocativo