viernes. 19.04.2024

Uma associação da Letónia acaba de convidar o Município de Vila Nova de Cerveira para ser parceiro numa nova candidatura a submeter ao programa Erasmus Desporto, no âmbito do projeto denominado 'Holistic Approach in Grassroots Sport'. Autarquia deu luz verde e já encetou os contactos necessários com associações locais, além de nomear como embaixador, o cerveirense José Gomes, pelo perfil inspirador no domínio do desporto.

Com uma presença assídua em vários projetos europeus desde 2015, quer na qualidade de parceira, quer mesmo como coordenadora, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira considera que estas oportunidades representam uma mais-valia para a comunidade e instituições locais, por permitirem a partilha de conhecimento e de experiências entre países e parceiros, em áreas concretas a desenvolver novas metodologias que poderão servir de base para novas abordagens de trabalho.

Para a candidatura em causa, a entidade coordenadora Latvijas Sporta Izglītības Iestāžu solicitou o envolvimento das associações locais desportivas, através da aplicação de questionários aos seus atletas, com o objetivo de ajudar os técnicos/dirigentes desportivos de clubes desportivos a fornecer programas de atividade física para melhorar a saúde e perceber as motivações dos atletas para o desporto.

Assim, a autarquia cerveirense já deu a conhecer o projeto a várias associações desportivas do concelho, convidando-as para integrar a presente candidatura, tendo sido aceite por 10 entidades.

Cada parceiro ficou ainda encarregue de indicar um embaixador do projeto, escolha que no caso de Vila Nova de Cerveira recaiu em José Gomes, por ser um grande aficionado pelo desporto e que tem contribuído para dar a conhecer os cantos e recantos do concelho ao nível de trilhos pedestres harmonizados pelas mais belas paisagens.

A própria história de vida de José Gomes enquadra-se no perfil do estudo que o projeto pretende desenvolver, pois começou a sua atividade desportiva já depois dos 30 anos, após diagnosticados alguns problemas relacionados com o sedentarismo. Começou a correr por alguns trilhos simples e, com o passar do tempo, foi alternando a corrida com BTT, caminhadas, montanhismo, escalada e, há uma década, com 45 anos de idade, tornou-se praticante de trail running com participação em provas competitivas em Portugal, França e Espanha. Às distâncias curtas (15 a 20km) adicionou as ultra distâncias (acima dos 42km) e, mais recentemente, as provas de endurance (superior a 100km). Em 2016, foi um dos impulsionadores da constituição da Associação Cerveira Team Running.

O projeto “Holistic Approach in Grassroots Sport” vai ser assim submetido ao programa Erasmus Desporto, sob coordenação de uma associação da Letónia, tendo como parceiros uma outra entidade da Letónia, de Espanha, de Itália, da Roménia e o Município de Vila Nova de Cerveira por Portugal.

Cerveira convidado para integrar nova candidatura europeia dedicada ao Desporto