viernes. 19.04.2024

Depois da certificação do Vale do Tua como 'Destino Turístico Startlight', o Parque Natural Regional do Vale do Tua desenvolve ações de formação para criar Rede Oficial de Parceiros

Preparar o território, agentes públicos e privados, para que se possa retirar proveito da certificação como destino Turístico Starlight é o principal objetivo da formação que o Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) está a promover.

Pretende-se criar uma Rede Oficial de Parceiros que deverão estar preparados para receber os astroturistas. Estão previstas três ações de formação que se debruçam sobre os temas da Poluição Luminosa, Astronomia e Divulgação de Ciência, Astroturismo, Arqueoastronomia e Novos Produtos. A participação na formação é um dos critérios de integração na Rede Oficial de Parceiros.

“Esta formação é totalmente gratuita e é obrigatória para os agentes que queiram integrar a nossa Rede Oficial de Parceiros, entendemos que não basta ter um produto certificado, é necessário ter conhecimento sobre essa matéria e saber trabalhá-lo como produto turístico”, defende o diretor do PNRVT, Artur Cascarejo.

A formação, a cargo da Associação Dark Sky®, é dirigida para três tipos de agentes territoriais distintos:

- Para o setor público, nomeadamente técnicos de turismo e outros colaboradores ligados ao setor nos municípios;

- Para empresas de turismo que não oferecem serviços inseridos no astroturismo. Enquadram-se aqui as unidades de alojamento, de restauração, as empresas de animação turística ou lojas de artesanato e de produtos regionais poderão integrar a Rede Oficial, desde que participem no processo de formação e, após este, sejam definidas as medidas necessárias que tenham de ser implementadas face aos requisitos do Dark Sky® Vale do Tua, seja ao nível da adaptação do serviço a este mercado específico, seja no âmbito do combate à poluição luminosa.

- Formação para empresas que pretendem oferecer serviços considerados na categoria de astroturismo. Destinada ao mesmo público alvo, esta formação é mais intensa e inclui parte prática. Pretende preparar os formandos a iniciar as visitas guiadas a olho nu. Este grupo vai receber formação especifica sobre ferramentas de apoio e uso de equipamentos óticos que lhes permitirá iniciar as visitas guiadas a olho nu, mas também desenvolvimento de sessões de observação astronómica com equipamento de observação adequado.

A formação avança em meados de março, as horas previstas de formação são diferentes, de acordo com o grau de especialização, a Formação para empresas que pretendem oferecer serviços considerados na categoria de astroturismo, é mais intensa e exige várias sessões práticas.

Artur Cascarejo insiste na importância desta formação: “Somos o terceiro destino turístico certificado em Portugal, depois do Alqueva e das Aldeias de Xisto, mas somos a primeira área protegida a receber esta certificação, o que obviamente nos orgulha. Agora cabe aos agentes do território prepararem-se para saber usar esta nova e enorme possibilidade de crescimento e de afirmação do destino Vale do Tua”, afirma o diretor do PNRVT.

Vale do Tua desenvolve ações de formação como destino Turístico Starlight