viernes. 19.04.2024

Realizou-se hoje a inauguração das instalações do projeto Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS), onde estiveram presentes representantes das várias instituições envolvidas.

Este é um projeto promovido pela Câmara Municipal de Ponte da Barca, coordenado pela Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca e financiado pelo Instituto de Segurança Social, IP, que permitirá minimizar a exclusão social por ser um instrumento que visa intervir numa lógica de proximidade. O programa CLDS – 4G, surge no seguimento da identificação das vulnerabilidades do nosso território, como o elevado número de população envelhecida, caracterizada pelo isolamento da população mais vulnerável.

Com a implementação e dinamização dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social pretende-se melhorar as condições de vida da população mais vulnerável à pobreza e promover a participação da mesma na definição das estratégias de ação. Para tal, é necessário mobilizar, ainda mais, os recursos da comunidade, contando para isso com a ajuda imprescindível de parceiros e da própria população.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, felicitou todos os intervenientes pelo projeto e referiu que “a ação social é sempre uma das áreas mais importantes das Autarquias, sendo que com a Pandemia que atravessamos virá infelizmente uma grande crise social pelo que haverá muitas mais situações a intervencionar. Este projeto é uma mais valia para o concelho e irá certamente ajudar muitas famílias.”    

Inauguração das instalações da equipa CLDS-4g Ponte da Barca