miércoles. 24.04.2024

O Rio Ave é um dos clubes mais competitivos na Primeira Liga, sendo um orgulho para o Desportivo de Monção defrontá-lo no Estádio Manuel Lima, na 3ª eliminatória da Taça de Portugal, e uma honra para todos os monçanenses receber a direção, equipa técnica e jogadores na nossa terra.

Embora sem público, o Desportivo de Monção pretende fazer deste jogo um motivo de “festa” e celebração do futebol. Nesse sentido, além da habitual hospitalidade e simpatia, caraterísticas dos monçanenses, é intenção da equipa monçanense, fundada em 1933, criar as melhores condições na receção ao Rio Ave.

Os balneários, espaçosos e funcionais, estão prontos para receber a equipa visitante. O relvado natural está a ser objeto de um profundo “rejuvenescimento”, encontrando-se, a alguns dias do encontro, em boas condições para 90 minutos, esperamos nós, de futebol corrido, disputado e equilibrado.

A “operação” no relvado do Manuel Lima está a ser efetuada pela empresa “RED Relvados e Equipamentos Desportivos”, uma das mais conceituadas em Portugal, com três décadas de experiência neste género de intervenções, assegurando um conjunto completo de trabalhos de manutenção.

Para não “castigar” o relvado, o Desportivo de Monção tem treinado no sintético do Parque Desportivo Municipal das Caldas e jogado sempre fora, em concordância com a equipa adversária. O último encontro no Manuel Lima teve lugar no dia 18 de outubro, vitória do Desportivo de Monção sobre o Lanheses, por uma bola a zero.

“O FUTEBOL É UM RETÂNGULO DE SURPRESAS. TUDO PODE PODE ACONTECER”

A direção do Desportivo de Monção queria um grande do futebol português e o sorteio presenteou-o com uma equipa da Primeira Liga que, neste momento, ocupa a 5ª posição na tabela, com 10 pontos, em 7 jornadas. Com apenas uma derrota, frente ao Benfica, mostrou um enorme potencial contra o Milão, colosso europeu italiano, perdendo apenas nas grandes penalidades.

Considerando o Rio Ave uma das boas equipas do campeonato nacional, o presidente do emblema de Deu-la-Deu Martins, Avelino Chio, recebeu o resultado do sorteio com satisfação e alegria por defrontar um clube da primeira liga. Referiu que o favoritismo vai para o Rio Ave, mas que o Desportivo de Monção tem vontade e capacidade para dificultar a vida ao adversário.

“O futebol é um retângulo de surpresas. Tudo pode acontecer. Como homem ligado à bola, tenho assistido, ao longo dos anos, a muitos resultados imprevistos. Sabemos que o Rio Ave tem um valor superior, mas vamos lutar com as nossas armas para contrariar esse favoritismo”, adiantou.

Avelino Chio considera-se “otimista e sonhador” e acredita, convictamente, que é possível “fazer história” e “reforçar o prestigio do clube”. Destacou, também, a projeção deste jogo para a terra, para o clube e para os jogadores: “É uma montra para os nossos atletas. Eles merecem tudo de bom e seria fantástico que este jogo tivesse repercussão no seu futuro”.

REVIVER DUELOS DE OUTROS TEMPOS

O Desportivo de Monção e o Rio Ave, cujo sorteio da 3ª eliminatória da Taça de Portugal, colocou frente a frente, no próximo domingo, dia 22 de novembro, no Estádio Manuel Lima, são velhos conhecidos nas andanças futebolísticas, tendo-se defrontado por seis vezes (duas vitórias para o Desportivo de Monção e quatro para o Rio Ave).

Os confrontos entre os dois clubes decorreram, grande parte deles, na década de setenta do século passado. Os registos da época confirmam partidas bem disputadas, com animação antes e nos intervalos dos jogos, e sempre muito público na bancada central, na superior e no peão.

Na memória dos mais velhos, devidamente retratada na publicação “75 Anos – Vida e Obra do Desportivo de Monção”, da autoria de José Adriano de Oliveira Cruz, permanece a temporada 1976/1977. Grande campeonato do Desportivo de Monção que ficou em terceiro lugar (40 pontos), tendo subido à segunda divisão o Rio Ave (46 pontos) e o Vianense (42 pontos).

ENTRE A BELEZA DE MONÇÃO, A SURPRESA DA TAÇA E O LAMENTO DE NÃO HAVER PÚBLICO

Alguns minutos após ser conhecido o confronto entre as duas equipas, anunciado por Rui Águas, a direção do Rio Ave deixou a seguinte mensagem: “Olá Monção! O início da nossa caminhada, na prova rainha, é bem no norte de Portugal” lembrando, à frente, que “será um gosto enorme reeditar os nossos duelos dos anos 70! Até já!”.

A resposta do Desportivo de Monção, na sua página do Facebook, foi imediata e confiante: “Cá vos esperamos para podermos, acima de tudo, promover um bom espetáculo de futebol, mas claro, com a vitória para a equipa da casa. Prometemos que tudo o resto será do vosso agrado”.

Seguiram-se os comentários. Miguel Soutinho referiu que “a partida vai ficar na história do Desportivo de Monção“, acrescentando que “a Taça de Portugal pode causar surpresas”. O mesmo disse Bruno Valter Sousa: “Atenção que não será um passeio….será um bonito jogo e o Monção irá dar uma boa réplica e mostrar que a distrital de Viana do Castelo tem bons artistas”.

Pedro Carabineiro, com um abraço do Alentejo, focou-se na beleza da nossa terra: “Bela vila! Uma das mais bonitas do nosso país, que já tive o prazer de visitar”. Por sua vez, Artur Jorge Fernandes, lamentou a ausência de público: “Era bonito os adeptos do Rio Ave e a sua claque estarem presentes, juntamente com as gentes e adeptos de Monção para, juntos, fazerem a festa da Taça de Portugal”.


Desportivo recebe Rio Ave com “novo” relvado