jueves. 28.03.2024

Há mais de um ano que D. Maria (nome fictício), a viver sozinha, não via o seu filho e netos que se encontram nos EUA. Os bisnetos nunca os viu.

A Pandemia veio impossibilitar as visitas, e esta idosa, residente num dos lugares mais serranos do concelho de Arcos de Valdevez, passava os dias cheia de saudades, pois até as linhas telefónicas dificultam a conversa, devido à fraca cobertura de rede.

Sentindo-se emocionalmente muito deprimida decidiu contatar a linha de apoio social do Município de Arcos de Valdevez e, desde então, tem recebido o apoio de voluntários que, para além de lhe ligarem com regularidade para saber das suas necessidades e prestarem o apoio que a mesma necessita, resolveram concretizar-lhe o sonho de poder falar com os seus familiares, através de videochamada, tendo passado a conhecer os seus bisnetos que nunca tinha visto.

“Hoje já vou dormir melhor”, foram as palavras de D. Maria, depois de ter estado à conversa com toda a sua família, residente nos EUA.

Para promover a oportunidade dos idosos, que vivem isolados, quer geograficamente, quer socialmente, de usufruírem de apoio, o Município encontra-se a desenvolver o projeto “VezdeProximidade”, que em colaboração com voluntários, pretende aproximar os idosos das famílias, através das novas tecnologias, bem como prestar apoio e companhia aos seniores.

O projeto está a dar os seus primeiros passos, estando a ser efetuado o levantamento dos seniores com necessidade deste tipo de apoio e, em simultâneo, o recrutamento de possíveis voluntários, contando com formação para os mesmos.

O Município pretende através do “VezdeProximidade”, aproximar outras “Senhoras Marias” das suas famílias, promover as relações intergeracionais e auxiliar na realização das tarefas diárias dos nossos idosos.

Assim, se tem disponibilidade e quer ter um papel ativo na vida dos idosos do concelho, ligue para a linha de apoio social 250520504 e faça a sua inscrição como voluntário!

Se vive só, isolado, sem qualquer tipo de apoio e necessita da nossa ajuda, ou conhece alguém nessa situação, por favor efetue também o contacto para a referida linha de apoio social.

D. Maria concretiza um sonho