sábado. 20.04.2024

Liderada pelo Município de Vila Nova de Cerveira, a terceira versão das Olimpíadas Intergeracionais, candidatada ao programa europeu Erasmus + Sport, com a designação ‘In Common Sports +: Fit, Food and Fun for Elderly’ recebeu luz verde, com um investimento de 350 mil euros. Com implementação entre 2021 e 2023, o objetivo é realizar, nos seis países parceiros, 18 eventos desportivos, duas sessões de treino semanais e envolver mais de 500 seniores.

O sucesso das Olimpíadas Intergeracionais – ‘Olympics4All’, em 2015, desencadeou uma atualização mais abrangente do projeto, consubstanciada no ‘In Common Sports’, entre 2018 e 2020. Concluída esta segunda versão, a recetividade e o impacto gerados a nível europeu alavancou a necessidade de aprofundar conhecimentos e consolidar o projeto através de novas abordagens, mantendo a colaboração preponderante dos municípios do Alto Minho.

Perante o aumento do índice de envelhecimento da população mundial e as implicações para todos os setores da sociedade, especialmente na área da saúde pública, o Município de Vila Nova de Cerveira, em parceria com seis entidades de seis países da União Europeia - Comune di Cesena (Itália), Obshtina Aksakovo (Bulgária), Zoldpont Egyesulet Es Szerkesztoseg (Hungria), Universidad de Vigo (Espanha), Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal) e Public Institute for Sport Nova Gorica (Eslovénia) – pretende ampliar o interesse e a participação desportiva ativa entre os seniores, em particular das áreas rurais, promovendo estilos de vida saudáveis.

Ao longo dos próximos três anos, o principal desafio do novo projeto ‘In Commons Sports +’ é a criação de uma ferramenta ‘chave na mão’ de atividade física para seniores, totalmente integrada, que englobe novas áreas do saber para que motive a interação, por um lado, e induza as autoridades locais, regionais e nacionais a implementar este projeto de forma padronizada. Na prática, serão desenvolvidos 18 competições e/ou eventos desportivos para cerca de 500 seniores, bem como a realização de duas sessões de treino por semana durante 25 meses.

O consórcio de parceiros europeus vai trabalhar para fortalecer e consolidar a base factual dos programas de atividade física para seniores acrescentando novas áreas adequadas a esta faixa etária, nomeadamente desenhar, testar e validar desportos adaptados, estudar o impacto dos jogos tradicionais na motivação para a prática de exercício físico e aprofundar o conhecimento sobre os hábitos alimentares.

Desde 2015, o Município de Vila Nova de Cerveira já participou em mais de 10 projetos europeus, quer como coordenador quer como parceiro, num financiamento total obtido a ultrapassar 1ME, na maioria através dos programas Erasmus+ e do Europa para os Cidadãos. No que diz respeito concretamente a estas três candidaturas enquadradas na promoção de boas práticas do desporto sénior o financiamento do Erasmus+ Sport ronda os 800 mil euros.

Financiamento europeu valoriza continuidade do projeto europeu de desporto sénior