viernes. 19.04.2024

Ponte de Lima acolhe no próximo sábado, 3 de outubro, o I Open Teqball. A prova organizada pela Academia de Futebol de Ponte de lima, realiza-se no Pavilhão Municipal de Ponte de Lima.

A contar para a 2ª etapa do circuito nacional de Teqball, este evento desportivo será transmitido em direto através das redes sociais  da Federação Teqball Portugal – fteqball.pt, tendo em conta que não é permitido a presença de público, devido à situação pandémica que atravessamos.

O Teqball é um desporto inventado em 2014, na Hungria, por dois entusiastas do futebol, joga-se com uma bola de futebol numa mesa similar à do ténis de mesa, sendo que o tampo é curvo e a rede rígida. Pode ser jogado em singles ou doubles, devendo cada jogador/dupla colocar a bola na mesa, do outro lado da rede, tocando-a um máximo de 3 vezes, com qualquer parte do corpo à exceção dos braços.
Implementado em mais de 100 países, está numa fase explosiva da sua expansão e crescimento enquanto modalidade desportiva, sendo o objetivo tornar-se em modalidade olímpica.

Em Portugal é representado pela Federação Teqball Portugal, realizando este ano as primeiras competições nacionais, decorrendo um programa que engloba a componente de equipamento (mesas) e a componente de formação (treinadores, árbitros e diretores técnicos).

Acompanhe nas redes sociais e em fteqball.pt, o I OPEN TEQBALL em Ponte de Lima, no próximo sábado, 3 de outubro.

TEQBALL

O Teqball é um desporto inventado em 2014, na Hungria, por dois entusiastas do futebol, Gábor Borsányi, antigo futebolista profissional e Viktor Huszár, cientista computacional.

Joga-se com uma bola de futebol numa mesa similar à do ténis de mesa, sendo que o tampo é curvo e a rede rígida. Pode ser jogado em Singles ou Doubles, devendo cada jogador/dupla colocar a bola na mesa, do outro lado da rede, tocando-a um máximo de 3 vezes, com qualquer parte do corpo à excepção dos braços.

Já entrou em mais de 100 países e está numa fase explosiva da sua expansão e crescimento enquanto modalidade desportiva, sendo o objectivo tornar-se em modalidade olímpica.

A nível internacional é representado pela FITEQ - Fédération Internationale de Teqball e em Portugal pela Federação Teqball Portugal.

Ao nível das competições, já existem competições nacionais em vários países e já se realizaram diversos eventos internacionais, nomeadamente, os mundiais de 2017, na Hungria, e de 2018, na França. Em Portugal, as primeiras competições nacionais terão o seu início já em 2020, pelo que decorre um programa de expansão da modalidade que engloba a componente de equipamento (mesas) e a componente de formação (treinadores, árbitros e directores técnicos).

I Open Teqball em Ponte de Lima