jueves. 18.04.2024

O Município de Arcos de Valdevez tem como um dos objetivos da sua estratégia de desenvolvimento a vertente ambiental. Desta forma, tirando partido das caraterísticas do seu território, rico em recursos naturais, como a Reserva da Biosfera do Parque Nacional Peneda-Gerês, surge o projeto 'Rochas que Contam Histórias'.

Este projeto, direcionado à comunidade jovem e escolar, tem como objetivo criar instrumentos de sensibilização e educação ambiental que permitam realçar e comunicar os valores naturais do território, disponibilizando informação, apoiando a sua visitação e o seu conhecimento.

Gondião.

De forma inovadora, esta operação vem tornar Arcos de Valdevez, num grande centro interpretativo, onde se vão identificar e interpretar um conjunto diverso de valores naturais, destacando a geologia e geomorfologia e a sua relação com os restantes valores naturais presentes.

Esta operação inclui a criação de um Plano Geoeducacional, o desenvolvimento de um Atlas da Geodiversidade, a elaboração de Conteúdos para a Valorização de Percursos Pedestres, bem como, Conteúdos Digitais para Visitação Virtual. Para além disso, suporta ainda o desenvolvimento de uma Aplicação Móvel (App) e de um Portal de Internet de última geração, dedicada à geodiversidade, ao património geológico, faunístico e florístico de Arcos de Valdevez. Consta ainda no projeto a elaboração de um Documentário de curta duração, a execução de Painéis Interpretativos, Unidades Interativas 3D, Postos Interativos Tácteis, Placas Sinalizadoras e Interpretativas, com conteúdos de suporte à visitação, e execução de Estruturas para colocação de código QR.

A candidatura “POSEUR-03-2215-FC-000059 – Rochas que Contam Histórias – Arcos de Valdevez”, é cofinanciada pelo FC, Programa Operacional POSEUR, Portugal2020, Eixo Prioritário 3 – Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos, com um Investimento Elegível de 342.555,00€ e Comparticipação Comunitária de 291.171,75€.

Tibo Gavieira.

O Município, com esta operação, pretende desafiar a população escolar a explorar, partilhar e refletir sobre as várias temáticas do ambiente, contribuindo, em simultâneo, para a promoção e sensibilização ambiental dos cidadãos, o estudo de temáticas ligadas ao ambiente, e a promoção da Reserva da Biosfera do PNPG, nomeadamente, a gestão e promoção dos ecossistemas e desenvolvimento sustentável desta área de excelência ambiental.

'Rochas que contam histórias' em Arcos de Valdevez