jueves. 28.03.2024

No passado dia 2 de setembro terminou a primeira edição EcoVoluntariado do Vez, promovido pelo Município de Arcos de Valdevez, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ).

A receção aos voluntários, decorreu no Centro de Informação e Acolhimento do Museu da Água ao Ar Livre do Rio Vez, e iniciou-se com uma pequena apresentação do programa, onde houve a oportunidade do Presidente do Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, juntamente com os técnicos da autarquia, darem as boas-vindas aos voluntários, destacando a importância destes para a preservação da natureza, não só durante esta iniciativa, mas também no futuro.

O EcoVoluntariado do Vez contou com a participação de 16 jovens, distribuídos por três tarefas: Limpeza e controlo de espécies invasoras, vigilância da natureza de bicicleta e vigilância da floresta.

A iniciativa revelou-se essencial na promoção e consciencialização para a preservação e a valorização do património natural do município, particularmente, através do reforço da vigilância da florestal e do rio Vez, da limpeza e controlo de espécies invasoras e para a sensibilização ambiental da população e de quem nos visita.

Este programa permitiu aos jovens adquirirem novas competências, sobre o respeito pela natureza, conhecendo assim melhor, a nossa biodiversidade e as ameaças que enfrenta, em particular a ameaça das plantas exóticas invasoras e dos incêndios florestais. A comunidade também foi desafiada a participar nesta iniciativa no passado dia 22 de agosto com um workshop de identificação e gestão de espécies invasoras destinado ao público em geral.

De forma a agradecer o trabalho e empenho demonstrado, por parte dos nossos voluntários, terminamos este programa com um passeio de canoas ao longo do rio Vez, de forma a estes usufruíram da riqueza natural que tanto nos ajudaram a preservar.

Arcos de Valdevez promove iniciativa de EcoVoluntariado do Vez