jueves. 25.04.2024

No âmbito da política de apoio às empresas instaladas no concelho, o Executivo Municipal visitou, na passada terça-feira, a quinta da produtora vinícola Aphros Wine.

A empresa, que conta com 15 anos de existência, tem-se empenhado em valorizar as castas locais, nomeadamente o loureiro assim como o vinhão e o alvarelhão. Contando com 20 hectares de terreno a empresa produz cerca de 100 a 110 mil garrafas por ano.

“Em Ponte de Lima temos condições magníficas em termos de solo, clima e na riqueza das próprias castas tradicionais” palavras do dono e fundador da Aphros Wine, Vasco Croft.

A Aphros Wine exporta para todo o mercado internacional chegando aos quatro continentes. Os EUA e o Canadá ocupam uma grande fatia das exportações assim como o continente europeu, nomeadamente países como a França, Inglaterra e a Alemanha. No continente asiático estão presentes em países como a Tailândia, Singapura e o Japão. O mercado nacional tem vindo a crescer e representa entre 10% a 15% do valor total de vendas.

“Em Ponte de Lima temos condições magníficas em termos de solo, clima e na riqueza das próprias castas tradicionais” palavras do dono e fundador da Aphros Wine, Vasco Croft.

A empresa possuí uma estreita ligação com a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima proporcionado estágios para os alunos, ensinando-os e permitindo formação qualificada para aqueles que pretendam seguir o ramo da viticultura.

O próximo projeto será a aposta no enoturismo, com a criação de um wine bar para a prova de vinhos, visitas guiadas às adegas e a oportunidade de observar todo o processo de produção mecanizado assim como a produção de vinhos em ânfora usando ferramentas manuais. A empresa pretende dar a conhecer a marca e a filosofia da viticultura num projeto que se espera estar em funcionamento já no próximo verão.

“Este é um bom exemplo do ponto de vista da produção ecológica, mas também nos processos de vinificação e acima de tudo no facto de este ser um produto de altíssima qualidade servindo também para promover o nosso território” referiu Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

O autarca refere-se ao setor vinícola, afirmando que este “faz parte da nossa cultura e das nossas tradições e é sempre uma alavanca fundamental do ponto de vista da economia e da preservação do nosso mundo rural.”

Face às dificuldades criadas pela pandemia de COVID-19 o edil menciona que “É bom saber que esta empresa regressou à normalidade. Excelente projeto para Ponte de Lima à semelhança de outros projetos de alta qualidade que têm vindo a dignificar o nosso concelho. É um bom exemplo de uma aposta no mundo rural demonstrando a possibilidade em criar projetos criativos, inovadores e rentáveis no mundo rural.”

O Presidente da Câmara conclui “Existem muitos jovens a trabalhar neste setor, técnicos altamente qualificados, exemplo de parceria entre o setor privado com as escolas do concelho, nomeadamente a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.”

Como forma de auscultar as dificuldades sentidas e as perspetivas de futuro, promovendo a sustentabilidade e o progresso do tecido empresarial de Ponte de Lima, o Executivo Municipal vai continuar as visitas in loco às unidades empresariais e respetivos projetos do concelho.

Executivo Municipal de Ponte de Lima Visita a Aphros Wine