viernes. 19.04.2024

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda celebra 800 anos de culto mariano. Nesse âmbito, o Papa Francisco tomou a decisão de conceder indulgência plenária, de 5 de agosto até ao próximo dia 8 de setembro, aos fiéis cristãos que acorrerem, em peregrinação, ao Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez.

Os fiéis que se encontrem impedidos de peregrinar ao santuário mariano, por causa da idade avançada, por doença ou por outra causa grave, será, igualmente, concedida a Indulgência Plenária cumprindo assim que possível as três condições habituais, e se reunirem espiritualmente às celebrações deste aniversário.

O Santuário de Nossa Senhora Peneda está a celebrar 800 anos de culto este ano, e segundo a memória da aparição, a 5 de agosto de 1220 Nossa Senhora apareceu a uma pastorinha pedindo-lhe para construir uma ermida.

Assim, a Câmara Municipal apoiou a construção da Porta Jubilar, bem como o restauro de um espaço do Santuário, para aí conter uma área expositiva, que permite aos visitantes viajar no tempo e ficarem a conhecer os principais acontecimentos nestes 800 anos de existência.

Papa Francisco concede indulgência plenária ao Santuário de Nossa Senhora da Peneda