jueves. 25.04.2024

O Trasladário é um espaço de eleição em Arcos de Valdevez. É um local edílico para os Arcuenses, para os visitantes e para os passantes. Aqui se situa desde Janeiro o 'Espaço Vinhos & Sabores'.

Este espaço foi construído pelo Município de Arcos de Valdevez, e está a ser explorado pela AVVEZ–Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez. Aqui são promovidos, degustados e comercializados os produtos do artesanato alimentar local e os Vinhos de Arcos de Valdevez. 

Os produtos de Arcos de Valdevez diferenciam-se dos seus similares pela sua origem. As características do território, os seus solos de origem granítica, a sua exposição a sul e nascente, a sua protecção dos ventos marítimos, a sua pluviosidade elevada e as suas elevadas amplitudes térmicas dão aos produtos de origem agrícola características distintivas, inclusive dos seus vizinhos. E isso é bem explicado e percebido neste espaço que também é um Centro de Interpretação e uma espécie de museu de aromas, sabores e tradições disponibilizados de uma forma contemporânea.

Para além disso, desde 26 de Junho, todas as semanas, às sextas-feiras, depois das 18h30, no 'Espaço Vinhos & Sabores', decorrem iniciativas de promoção/degustação dos produtos dos Associados da AVVEZ. Em cada iniciativa, um ou mais Produtores dão a conhecer os seus produtos nas mais variadas harmonizações, por vezes em algumas combinações improváveis!

O conceito proposto é desfrutar de uma “happyhour”, depois de um dia e uma semana de trabalho, descontraidamente e em amena cavaqueira, em partilha com colegas, amigos ou familiares, uma nova experiência, degustando um produto diferente, uma nova combinação de paladares, um novo casamento de vinhos & sabores.

Pode acontecer que as combinações improváveis possam raiar o inusitado, combinando com arte e cultura. Quem sabe? ”ÀS SEXTAS no TRASLADÁRIO”, será sempre agradavelmente surpreendente, sempre com carinho e simpatia.

Combinações Improváveis ‘Às Sextas no Trasladário’